loading

‘Grandes’ jogam em casa, Sporting duplamente bafejado pela sorte na Taça

Os três ‘grandes’ vão jogar em casa a quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, mas, enquanto o Benfica e o FC Porto receberão equipas da I Liga, o Sporting defrontará o ‘secundário’ Famalicão.

‘Grandes’ jogam em casa, Sporting duplamente bafejado pela sorte na Taça

Os ‘leões’ foram duplamente afortunados no sorteio realizado hoje, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Oeiras, uma vez que o Benfica, detentor do troféu, vai receber o Vitória de Setúbal e o rival portuense defrontará o Portimonense, ambos do escalão principal.

Além de esperarem que o sorteio evitasse um confronto entre si – algo de que não estavam a salvo, ao contrário da ronda anterior -, os três crónicos candidatos ao título pretenderiam jogar em casa, evitando deslocações, que poderiam levá-los, por exemplo, aos Açores ou Madeira.

Apesar de jogar em casa, o Benfica, terceiro classificado da I Liga, deverá encontrar dificuldades frente à equipa de Setúbal, 13.ª colocada, que já defrontou 20 vezes na competição, das quais resulta um saldo equilibrado: 10 vitórias ‘encarnadas’ e oito sadinas, além de dois empates.

Na última vez que encontrou o Setúbal na prova, o Benfica, recordista de títulos, com 26 troféus conquistados, saiu derrotado na final de 2005 por 2-1, tendo ainda perdido o jogo decisivo em 1965, por 3-1, apesar de ter erguido a taça à custa dos setubalenses em 1962 (3-0) e 1943 (5-1).

O histórico de confrontos entre o FC Porto, líder da I Liga, e o Portimonense, 14.º posicionado, é menos extenso e muito mais favorável aos ‘dragões’, que se impuseram-se nos dois embates anteriores, por 13-1, em 1956, e 2-0, em 1985.

“A Taça é maior compromisso do FC Porto, depois do campeonato. [...] Os nossos profissionais terão de estar ao melhor nível e com a maior determinação para poder seguir em frente”, observou Fernando Gomes, representante do clube portuense no sorteio.

O Sporting, que ocupa o segundo lugar no escalão principal, também apresenta um registo 100% vitorioso nos oito jogos disputados na Taça de Portugal frente ao Famalicão, sétimo classificado na II Liga, que vai defrontar pela terceira vez nas últimas quatro épocas.

Na temporada 2014/2015, o Sporting goleou em casa a equipa famalicense, por 4-0, mas na temporada passada os ‘leões’ sentiram muitas dificuldades para se imporem em Vila Nova de Famalicão, por 1-0, graças a um golo do sérvio Lazar Markovic, que já abandonou o clube.

Os encontros do Benfica e do FC Porto são dois dos quatro embates entre primodivisionários na quarta eliminatória da Taça de Portugal, que vai proporcionar também confrontos entre o Rio Ave e o Sporting de Braga e entre o Vitória de Guimarães e o Feirense.

Já sem representantes dos distritais, cujos sobreviventes foram afastados na ronda anterior, o sorteio deixou a certeza de a prova ter, pelo menos, duas equipas do Campeonato de Portugal na ronda seguinte, ao proporcionar jogos entre equipas do terceiro escalão: Vizela-Vilaverdense e Praiense-Vilafranquense.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?