loading

Crónica: 'Hat-trick' de Bas Dost lança Sporting para goleada sobre o Chaves

Um ‘hat-trick' de Bas Dost foi hoje decisivo na goleada (5-1) do Sporting sobre o Desportivo de Chaves, num encontro da nona jornada da I Liga de futebol que marcou o reencontro do avançado holandês com os golos.

Crónica: 'Hat-trick' de Bas Dost lança Sporting para goleada sobre o Chaves

A eficácia ‘leonina' não deu qualquer hipótese à passividade e ao desencontro dos flavienses durante os 90 minutos, com o desafio a ficar resolvido nos primeiros 45 minutos, graças aos tentos de Bas Dost (06 e 15) e Marcus Acuña (39).

Na segunda parte, o argentino ‘bisou’ (58 minutos) e o holandês apontou o quinto dos ‘leões’ (75), antes de, já em período de descontos (90+2), o brasileiro Davidson marcar o ‘golo da noite’, numa jogada individual culminada com um ‘chapéu’ a Rui Patrício.

O triunfo mantém o clube de Alvalade na perseguição ao líder FC Porto, que tem 25 pontos, mais dois que Sporting, na segunda posição. O Benfica vem logo atrás, com 20.

O Desportivo de Chaves, que até vinha de uma séria positiva de três jogos sem perder para o campeonato, está agora na 14.ª posição, com oito pontos.

Com apenas uma vitória nos últimos seis encontros, diante do Oleiros, para a Taça de Portugal, e depois da derrota (2-1) a meio da semana frente à Juventus para a Liga dos Campeões, Jorge Jesus fez apenas uma troca em relação ao ‘onze’ de Turim, com Podence no lugar de Battaglia.

No lado dos flavienses, Luís Castro viu-se privado de Matheus Pereira no ataque e de Domingos Duarte na defesa, ambos por estarem emprestados aos ‘leões', com o técnico a fazer regressar os habituais titulares, após levar de vencido o Fátima na terceira eliminatória da prova ‘rainha'.

Ainda sem ter feito nada que justificasse a vantagem na partida, o Sporting entrou, praticamente, a vencer. Após jogada na direita, setor preferencial dos ‘leões’, Gelson ganhou um canto e Bas Dost acabou coma a seca de seis jogos sem marcar, inaugurando o marcador aos seis minutos.

Apesar de algumas bolas perdidas em zona de construção, os ‘leões’ não tiraram o pé do acelerador, perante um Chaves incapaz de dar trabalho a Rui Patrício, e, aos 15 minutos, Bas Dost ‘bisou’, de cabeça, primorosamente assistido por Podence.

A aposta no extremo português vinha a mostrar-se cada vez mais assertiva, estando quase sempre nos momentos ofensivos da equipa, a par de Gelson, que abriu caminho ao terceiro golo, a seis minutos do intervalo, com um passe para Acuña encostar.

No segundo tempo, manteve-se a mesma toada ofensiva e nem as entradas de Hamdu Elhouni e Tiago Galvão mexeram com o jogo atacante do Desportivo de Chaves, que escasseava no fundamental, organização e construção. A ‘presa' flaviense foi, novamente, engolida pelo ‘leão argentino Acuña.

A 15 minutos do final, o melhor marcador do último campeonato deu a melhor sequência a um cruzamento da direita de Piccini e selou o ‘hat-trick’, com um cabeceamento certeiro.

Na última jogada do encontro, aos 90+2 minutos, o Desportivo de Chaves, aproveitando algum adormecimento da defesa do Sporting, chegou ao golo de honra, após grande jogada individual de Davidson e um ‘chapéu’ a Rui Patrício.

Programa da jornada

Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017
Estoril - Boavista, 0 - 3

Sábado, 21 de Outubro de 2017
Feirense - Rio Ave, 1 - 0
V. Setúbal - Marítimo, 3 - 1
FC Porto - Paços Ferreira, 6 - 1

Domingo, 22 de Outubro de 2017
Tondela - Belenenses, 2 - 0
Desp. Aves - Benfica, 1 - 3
Sporting - Desp. Chaves, 5 - 1

Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017
Moreirense - Sp. Braga, 0 - 1
V. Guimarães - Portimonense, 3 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?