loading

Crónica: Bas Dost marca em vitória sofrida do Sporting frente ao Rio Ave

Um golo de Bas Dost, ao 'cair do pano', permitiu hoje uma vitória muito sofrida ao Sporting em casa do Rio Ave, em jogo da 10.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Bas Dost marca em vitória sofrida do Sporting frente ao Rio Ave

O avançado holandês disfarçou uma exibição pouco conseguida dos 'leões', apontando o tento que fez a diferença, aos 85 minutos, numa partida em que Rui Patrício protagonizou várias defesas decisivas.

Com este resultado, a formação de Alvalade isola-se no comando do campeonato com 26 pontos, mais um do que o FC Porto, que joga no sábado em casa do Boavista.

Já o Rio Ave, que até foi a equipa mais rematadora neste encontro, acabou punido pelo seu desperdício, somando a segunda derrota consecutiva no campeonato, que mantém o conjunto vila-condense no sexto do lugar da prova, com 14 pontos.

Os comandados de Miguel Cardoso entraram bem atrevidos na partida, sendo a primeira equipa a criar situações de perigo, ainda antes dos cinco minutos, em dois remates de Óscar Barreto e Rúben Ribeiro, ligeiramente ao lado.

O Sporting pareceu surpreendido com o fulgor imposto pelos locais desde os minutos iniciais, e demorou a assentar o seu jogo, sentindo dificuldades para se libertar das batalhas do meio campo, respondendo apenas em contra-ataques, pouco incisivos.

Por outro lado, a formação da foz do Ave sentia-se bem mais confortável com a toada do jogo, trocando bem a bola e conseguindo, inclusive, um ascendente territorial sobre o adversário, embora sem criar grandes situações de perigo.

Os 'leões' pareceram apenas despertar para o jogo já depois da meia hora, numa altura em que já não contavam com o central Mathieu, que saiu lesionado, esboçando, nessa altura, o seu primeiro remate no jogo, por intermédio de Acuña, que saiu ligeiramente por cima.

A resposta do Rio Ave, que mantinha o jogo controlado, foi pronta, e, logo no lance seguinte, um cabeceamento de João Novais, assistido por Lionn, obrigou Rui Patrício a uma das defesas da noite, mantendo o nulo até ao intervalo.

O descanso parece não ter quebrado o ritmo atrevido do Rio Ave, que, logo no reatamento, teve mais duas boas oportunidades para inaugurar o marcador.

Na primeira, foi um remate de Óscar Barreto a permitir a Rui Patrício mais uma grande defesa e, na sequência do lance, num canto, valeu aos 'leões' André Pinto a desviar, em cima da linha, uma bola 'perdida'.

Do outro lado, o Sporting continuou sem se encontrar, mostrando ser uma equipa apática e sem rasgo ofensivo, tentando aproveitar os erros contrários para se acercar de baliza de Cássio.

Assim foi à passagem da hora de jogo, quando Acuña aproveitou alguma apatia da defesa da casa para entrar na área contrária e ver um seu remate intercetado, em esforço, por Marcelo.

Só aos 69 minutos os 'leões' construíram a sua melhor jogada até então, num contra-ataque trabalhado por Bas Dost e finalizado por Bruno Fernandes, que, apesar de ter colocado a bola na baliza de Cássio, viu o tento ser anulado, por fora jogo, após indicação do vídeoárbitro.

Os nortenhos não acusaram o sucedido, mantiveram a pressão sobre o adversário e, aos 84 minutos, tiveram a sua melhor oportunidade para marcar, quando Nuno Santos rematou forte para uma grande defesa de Rui Patrício e, na recarga, Guedes, com a baliza à mercê, fez o mais difícil, atirando por cima.

Ao desperdício do Rio Ave respondeu o Sporting de forma letal, quando, no lance seguinte, e na sequência de um contra-ataque, Battaglia serviu Bas Dost, que, num cabeceamento incisivo, inaugurou o marcador.

Mesmo com pouco tempo, os vila-condenses ainda tiveram ânimo para responder ao revés e viram Rui Patrício evitar novo golo, respondendo a um cabeceamento de Guedes.

Programa da jornada

Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017
Benfica - Feirense, 1 - 0
Rio Ave - Sporting, 0 - 1

Sábado, 28 de Outubro de 2017
Marítimo - Tondela, 2 - 0
Belenenses - Moreirense, 3 - 0
Boavista - FC Porto, 0 - 3

Domingo, 29 de Outubro de 2017
Sp. Braga - Desp. Chaves, 1 - 0
Paços Ferreira - Estoril, 1 - 0
Desp. Aves - V. Guimarães, 1 - 3

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017
Portimonense - V. Setúbal, 5 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?