loading

LC: FC Porto só pode 'escolher' entre Roma e Roma

A Roma, que o FC Porto afastou no ‘play-off’ da época passada, é o adversário teoricamente mais ‘apetecível’ para os portistas no sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, marcado para segunda-feira.

LC: FC Porto só pode 'escolher' entre Roma e Roma

Ao concluírem o Grupo G no segundo posto, na quarta-feira, os ‘dragões’ têm que defrontar um primeiro classificado, sendo que, além dos italianos, só podem escolher entre FC Barcelona, Paris Saint-Germain e quatro clubes ingleses (Manchester City, Manchester United, Tottenham e Liverpool).

Desta forma, parece claro que a Roma seria o adversário menos complicado para os portistas, que ainda têm bem presente o triunfo por 3-0 na capital italiana na segunda mão do ‘play-off’ de 2016/17, após um empate a um golo no Dragão.

A 23 de agosto de 2016, o brasileiro Felipe e os mexicanos Layún e Corona, três elementos que continuam no plantel, selaram o triunfo no Olímpico de Roma, onde os locais ficaram cedo reduzidos a nove, após expulsões de De Rossi (39 minutos) e Emerson (50).

Entre os outros adversários, vários são ‘velhos conhecidos’ do FC Porto, que em 2003/2004, rumo ao seu segundo título europeu, superou o Manchester United nos oitavos de final, com o atual técnico dos ‘red devils’, José Mourinho, ao comando.

Depois disso, os ingleses, que esta época foram um dos ‘carrascos’ do Benfica, ‘vingaram-se’ nos ‘quartos’ de 2008/09, ao empatarem em casa a dois e vencerem no Dragão por 1-0, graças a um ‘golão’ de Cristiano Ronaldo.

O outro clube de Manchester, o City, defrontou o FC Porto recentemente a eliminar, em 2011/12, nos 16avos de final da Liga Europa, com os ingleses a vencerem no Porto por 2-1 e, depois, a golearem em casa por 4-0, para um total de 6-1.

Face ao FC Barcelona, um dos responsáveis pela eliminação do Sporting, o derradeiro embate data de 2011, no Mónaco, onde os catalães bateram os ‘dragões’ por 2-0, na supertaça Europeia, com tentos de Lionel Messi e Cesc Fàbregas.

A eliminar, o FC Porto já não defronta o Liverpool desde 2000/01, época em que os ‘reds’ se superiorizaram aos ‘azuis e brancos’ nos quartos de final da Taça UEFA, com um ‘nulo’ nas Antas e uma vitória em Anfield Road por 2-0.

Na temporada 2007/08, na fase de grupos da ‘Champions’, foi mais ao menos idêntico, com um 1-1 no Porto e um triunfo caseiro dos ingleses por 4-1.

Quanto ao Tottenham, é necessário recuar a 1991/92, na Taça das Taças: o búlgaro Kostadinov marcou em Londres, mas os ‘spurs’ ganharam por 3-1, bastando-lhes depois empatar a zero no Porto para rumarem à terceira eliminatória.

O ‘novo rico’ Paris Saint-Germain nunca se cruzou com o FC Porto a eliminar, mas há um historial de vários confrontos em fases de grupos da ‘Champions’, a última em 2012/13: os ‘dragões’ ganharam em casa por 1-0 e perderam fora por 2-1.

O Besiktas, a outra equipa vencedora de um agrupamento, não pode calhar ao FC Porto, já que as condicionantes do sorteio impedem que se defrontem equipas que mediram forças na fase de grupos ou conjuntos do mesmo país.

Além dos ‘dragões’, fazem parte do pote dos segundos classificados o Basileia, que em dois jogos ‘cilindrou’ o Benfica por 7-0, Bayern Munique, Chelsea, Juventus, Sevilha, Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, e o bicampeão em título Real Madrid, de Cristiano Ronaldo.

Os encontros dos oitavos de final realizam-se a 13, 14, 20 e 21 de fevereiro de 2018 (primeira mão) e 06, 07, 13 e 14 de março (segunda mão).

Constituição dos potes para o sorteio dos oitavos de final:

Vencedores dos grupos
Manchester United, Ing
Paris Saint-Germain, Fra
Roma, Ita
FC Barcelona, Esp
Liverpool, Ing
Manchester City, Ing
Besiktas, Tur
Tottenham, Ing

Segundos classificados
Basileia, Sui
Bayern Munique, Ale
Chelsea, Ing
Juventus, Ita
Sevilha, Esp
Shakhtar Donetsk, Ucr
FC PORTO, POR
Real Madrid, Esp

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?