loading

II Liga: Famalicão isola-se no primeiro lugar ao golear Santa Clara

O Famalicão isolou-se hoje provisoriamente na liderança da II Liga portuguesa de futebol, ao vencer na receção ao Santa Clara por 5-2, num jogo da 16.ª jornada em que os famalicenses até começaram a perder.

II Liga: Famalicão isola-se no primeiro lugar ao golear Santa Clara

Fernando deu vantagem ao Santa Clara, com um golo aos 47 segundos, e os açorianos ainda chegaram ao intervalo a vencer, por 2-1, graças a João Reis, aos 35, depois de Feliz ter empatado, aos 30.

Na segunda parte, o Famalicão teve a audácia, a sorte e o discernimento do seu lado e com dois golos de Rui Costa, aos 55 e 71, um de Willian, de grande penalidade, aos 67, e um autogolo de João Pedro, aos 86, conseguiu o 5-2 final.

Com este triunfo, os minhotos somam 30 pontos, mais dois do que o Académico de Viseu, que recebe no domingo o Sporting de Braga B, e mais quatro do que Leixões, que visita o Arouca, e Santa Clara.

O resultado acaba por ser desnivelado, aceitando-se por completo a vitória dos minhotos, mas a equipa de Carlos Pinto, pelo menos pelo jogo ‘matreiro' e muito inteligente da primeira parte, não merecia esta diferença dilatada.

A partida começou com uma surpresa: estavam jogados 47 segundos e já o Santa Clara ganhava por 1-0 graças a um golo de Fernando após passe na direita de Saldanha.

O golo madrugador dos açorianos fez tremer os famalicenses que ainda viram Santana atirar por cima da baliza, aos 15 minutos, e Daniel Coelho ao lado, no minuto seguinte.

Mas o empate acabou por chegar pelos pés de Feliz, de livre, aos 30, cinco minutos antes de o Santa Clara voltar a tomar conta do marcador com o 2-1 assinado por João Reis, com um remate ‘em arco’ perto do segundo poste da baliza de Gabriel.

A perder, Dito arriscou: substituiu o defesa central João Pedro pelo médio ofensivo Diogo Cunha, obrigando Vítor Lima a um esforço adicional, que viria a ser recompensado. O ataque dos minhotos ganhou irreverência e, em 10 minutos, a reviravolta aconteceu.

Primeiro foi Rui Costa que, após cruzamento de Jorge Miguel, ‘fulminou’ as redes dos insulares, aos 55 minutos. Seguiu-se Willian a concretizar uma grande penalidade que castigava falta de Marcelo sobre Rui Costa, aos 67.

Com a reviravolta feita, o treinador do Famalicão voltou a reforçar a defesa com a entrada do central Nuno Diogo, e ainda viu a bola entrar mais duas vezes na baliza do Santa Clara.

Rui Costa ‘bisou' aos 71 minutos com mais um golo de excelente execução: remate de primeira e com a bola em altura depois de Feliz ter passado a bola de forma cirúrgica.

O 5-2, aos 86, é fruto de uma infelicidade: João Pedro marcou na própria baliza quando tentava, de cabeça, atrasar para o guarda-redes Serginho, que estava ligeiramente adiantado.

Programa da jornada

Sábado, 9 de Dezembro de 2017
Famalicão - Santa Clara, 5 - 2
Real - Académica, 3 - 4

Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Sp. Covilhã - U. Madeira, 2 - 0
Oliveirense - Penafiel, 2 - 1
FC Porto B - V. Guimarães B, 1 - 0
Arouca - Leixões, 2 - 1
Ac. Viseu - Sp. Braga B, 2 - 1
Varzim - Cova Piedade, 2 - 2
Benfica B - Sporting B, 2 - 1
Nacional - Gil Vicente, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?