loading

Síntese: Benfica, detentor da Taça, eliminado pelo Rio Ave

O Benfica, detentor da Taça de Portugal de futebol, foi eliminado na quarta-feira nos oitavos de final pelo Rio Ave, no mesmo estádio onde já tinha deixado dois pontos para o campeonato, não resistindo à eficácia dos vila-condenses.

Síntese: Benfica, detentor da Taça, eliminado pelo Rio Ave

Os 'encarnados' chegaram ao intervalo a vencer por 1-0, graças a uma execução individual de classe de Jonas, que fez um grande golo num movimento de rotação do corpo, na sequência de um cruzamento de Salvio, culminado com um pontapé fulminante com o pé direito, indefensável.

Se a categoria de Jonas fez a diferença na primeira parte, a entrada forte do Rio Ave após o intervalo e eficácia que revelou na finalização, quase sempre a pecha das equipas chamadas ‘pequenas’ quando defrontam os ‘grandes’, acabaram por ser determinantes para a passagem dos vila-condenses aos quartos de final.

O lateral-direito brasileiro José Lionn repôs a igualdade, logo aos 47 minutos, golo que moralizou e reforçou os níveis de confiança aos jogadores da casa, que chegaram ao segundo golo aos 62, num lance em que a qualidade individual e a inspiração de Rúben Ribeiro fizeram a diferença.

Que maior tónico poderia ter o Rio Ave do que consumar a reviravolta no marcador com um golo de Rúben Ribeiro, no qual, a despeito do mérito deste, sobraram responsabilidades da defesa 'encarnada'.

O Benfica foi à procura do empate, mais com o coração do que com a cabeça, dispôs ainda de um penálti, que o guarda-redes Cássio defendeu a remate de Jonas, aos 84 minutos, mas dois minutos volvidos, Luisão fez mesmo o golo que forçou o prolongamento, ao desviar a bola para o fundo das redes na sequência de um pontapé de canto.

No entanto, o prolongamento não pôde contar com quem foi responsável por ele, Luisão, que se lesionou ainda durante o tempo regulamentar e deixou o Benfica, que já tinha esgotado as três substituições, reduzido a dez unidades durante a última meia-hora.

Numa altura em que o cansaço já se fazia sentir de ambas as partes, esse pormenor acabou por ter algum ‘peso’ no desfecho final, tendo em conta que condicionou a reação do Benfica ao golo de Guedes, aos 94 minutos.

Noutro jogo da Taça, o Sporting, mesmo com um 'onze' formado por jogadores que não são habitualmente titulares, cumpriu a sua obrigação, ao derrotar por 4-0 a equipa do Vilaverdense, que milita no Campeonato de Portugal, seguindo para os quartos de final da competição.

Bem mais difícil foi a qualificação de outra equipa do primeiro escalão, o Moreirense, que só conseguiu afastar o Santa Clara, da II Liga, na série final de penáltis, após prolongamento. A equipa açoriana já tinha afastado dois adversários da I Liga, Belenenses e Desportivo de Chaves, e ‘vendeu cara’ a derrota em Moreira de Cónegos.

No embate entre duas equipas do Campeonato de Portugal, o Farense foi aos Açores vencer o Praiense por 1-0, depois de já ter afastado o Leixões, da II Liga, na eliminatória anterior.

Finalmente, o Desportivo das Aves ‘cilindrou’ na Madeira o União por 5-1, num jogo em que se previam maiores dificuldades do que aquelas com que se deparou, por mérito próprio.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?