loading

Crónica: Sporting com ‘nota’ suficiente bate Portimonense em Alvalade

Um Sporting de serviços mínimos, mas suficientes para alcançar os seus intentos, venceu hoje o Portimonense por 2-0 em Alvalade, em jpogo da 15.ª jornada da I Liga de futebol.

Crónica: Sporting com ‘nota’ suficiente bate Portimonense em Alvalade

No último jogo do campeonato este ano, os 'leões' venceram com golos de Bruno Fernandes (09 minutos) e Bas Dost (60), perante um Portimonense que se viu reduzido a 10 elementos aos 55, por expulsão de Hackman.

Com este triunfo, a formação de Alvalade conta com três pontos de vantagem para o FC Porto, que na segunda-feira recebe o Marítimo, e seis sobre o Benfica, próximo adversário dos 'verde e brancos' na I Liga (em 03 de janeiro) e que hoje joga em Tondela.

Após ter feito alinhar as segundas 'linhas' no encontro com o Vilaverdense, que culminou na qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, Jorge Jesus alterou por completo o 'onze' e apresentou a versão mais forte do Sporting frente aos algarvios.

Podence, que foi uma das apostas do técnico para a frente de ataque, dispôs logo nos instantes iniciais de uma boa situação, mas não conseguiu bater o guardião Ricardo Ferreira, sendo que a resposta do conjunto de Portimão surgiu pelos pés de Paulinho, que deixou Mathieu pelo caminho, antes de atirar muito por cima.

Contudo, à passagem dos nove minutos, Podence abriu caminho para o primeiro golo do encontro, ao isolar Bruno Fernandes, que, na 'cara' do guarda-redes visitante, não facilitou e anotou o sétimo tento da conta pessoal no campeonato.

Apesar de algumas tentativas de saídas rápidas, o Portimonense revelava dificuldades para chegar com perigo à baliza de Rui Patrício, sobretudo porque atacava com pouca gente e via-se em inferioridade numérica na zona defensiva 'leonina'.

Mesmo sem se exibirem a um nível avassalador, os 'leões' estiveram perto do segundo, por Gelson Martins, mas não se livraram de um enorme susto, quando o japonês Nakajima ficou a centímetros da igualdade, ao tentar picar a bola à saída de Patrício.

De qualquer forma, em cima do intervalo, a formação 'verde e branca' quase ampliou a vantagem, mas nem Piccini nem Bas Dost conseguiram os seus intentos, sendo que o lateral-direito esteve próximo de apontar um grande golo, na sequência de uma iniciativa individual.

O remate de Fabrício, após o reatamento, poderia indicar uma reação mais afoita do Portimonense, mas esta acabaria por ser travada pouco depois, com a expulsão de Hackman. E, como um mal nunca vem só, os algarvios quase nem tiveram tempo para se reagruparem devidamente, já que Bas Dost fez o 2-0, aos 60 minutos, e praticamente sentenciou o destino da partida.

Mesmo com um elemento a menos, o Portimonense não se coibia de tentar jogar no meio-campo adversário, aproveitando algum relaxamento do Sporting, que se foi acentuando com o passar dos minutos para insatisfação de alguns adeptos 'leoninos'.

A exibição sportinguista foi mais do que suficiente para bater o adversário e só não teve números mais expressivos porque Coates, William Carvalho, Fábio Coentrão e Bas Dost não conseguiram desviar com sucesso um cruzamento 'venenoso' de Gelson Martins.

De resto, na fase final, o extremo internacional português foi demasiado altruísta e procurou oferecer o 'bis' a Bas Dost, quando tinha condições para atirar à baliza e fechar da melhor forma a boa exibição que realizou.

Programa da jornada

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
Paços Ferreira - Boavista, 1 - 2

Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Estoril - Desp. Aves, 3 - 2
Sp. Braga - Belenenses, 4 - 0

Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Desp. Chaves - Rio Ave, 1 - 1
Feirense - V. Setúbal, 1 - 0
Sporting - Portimonense, 2 - 0
Tondela - Benfica, 1 - 5

Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
Moreirense - V. Guimarães, 2 - 1
FC Porto - Marítimo, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?