loading

Crónica: Jonas salva Benfica da derrota com Belenenses, após falhar penálti

Jonas salvou hoje o Benfica da derrota diante do Belenenses, ao selar o empate (1-1) na última jogada, após ter falhado um penálti que teria colocado os ‘encarnados’ a vencer, na 20.ª jornada da I Liga de futebol.

Crónica: Jonas salva Benfica da derrota com Belenenses, após falhar penálti

Com este resultado o Benfica falhou o assalto à liderança, ainda que provisória, já que FC Porto tem dois jogos a menos e o Sporting um, enquanto o Belenenses, pelo qual marcou o estreante Nathan, somou o 10.º jogo consecutivo sem vencer, ainda que na era Silas, que rendeu Domingos Paciência no comando dos 'azuis', some dois empates em outros tantos jogos.

O Benfica apenas se pode queixar de si próprio, já que teve oportunidades para ganhar e desperdiçou mesmo uma grande penalidade, apontada por Jonas e defendida por Filipe Mendes, aos 73 minutos. Para além disso, pode mesmo dizer-se que deu 45 minutos de avanço ao Belenenses, já que na primeira parte as oportunidades de golo foram nulas.

Mais metódico e com posse de bola, o Belenenses assumiu uma imagem à semelhança daquilo que era Silas como futebolista e pouco foram os espaços dados ao Benfica, situação que obrigou Jonas a recuar para reforçar o meio campo e procurar queima linhas nas transições.

Neste capítulo foi notória a ausência de Krovinovic e nem João Carvalho, pela primeira vez titular esta temporada, nem depois Zivkovic conseguiram assumir esse papel.

O ‘nulo’ ao intervalo era o espelho da desinspiração dos 'encarnados' e premiava a estratégia montada por Silas, ainda que o Belenenses tenha abusado de 'queimar de tempo', mas o árbitro Bruno Paixão foi contemplativo nesse sentido e deixou passar.

Na segunda parte, o Benfica entrou mais atrevido, a jogar no meio-campo do Belenenses, mas, ainda assim, muito permissivo no momento do remate, perante uma linha defensiva muito preenchida e com enorme capacidade de entreajuda.

A entrada de Zivkovic, para o lugar de João Carvalho, trouxe maior dinamismo às ações ofensivas do Benfica, mas a noite não era de todo dos 'encarnados'.

Primeiro, Jonas falhou uma grande penalidade, a castigar falta de Gonçalo Silva sobre Cervi, aos 73 minutos, e, pouco depois, foi a vez de Cervi, isolado, rematar por cima da baliza de Filipe Mendes (77). Jimenez (79) também não acertou de cabeça.

Perante isto, o Belenenses não se fez rogado e, aos 86 minutos, Nathan, que tinha rendido Diogo Viana instantes antes, castigou a displicência 'encarnada' e à entrada da área rematou forte não dando qualquer hipótese a Bruno Varela.

O desespero fez com que Rui Vitória lançasse toda a equipa para o ataque, até porque já tinha colocado Seferovic no lugar de Cervi, e nem com três pontas de lança - Jonas, Jimenez e Seferovic - o Benfica conseguiu marca de bola corrida.

Jonas, ao cair do pano, aos 90+7 minutos, quando Bruno Paixão tinha dado cinco minutos de compensação, fez o golo da igualdade, de livre direto, e salvou o Benfica de uma derrota no Estádio do Restelo, mas não da perda de mais dois pontos.

Programa da jornada

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2018
Portimonense - Rio Ave, 4 - 1
Paços Ferreira - Feirense, 2 - 1
Belenenses - Benfica, 1 - 1

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018
Estoril - Tondela, 3 - 0
Sp. Braga - Desp. Aves, 2 - 0
Moreirense - FC Porto, 0 - 0

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018
Boavista - Marítimo, 2 - 1
Desp. Chaves - V. Setúbal, 2 - 2
Sporting - V. Guimarães, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?