loading

Crónica: V. Guimarães impõe-se ao Paços Ferreira graças à eficácia

O Vitória de Guimarães regressou hoje aos triunfos na I Liga de futebol, ao bater o Paços de Ferreira por 3-2, num jogo da 21.ª jornada em que os pacenses tiveram mais iniciativa, mas os anfitriões foram mais eficazes.

Crónica: V. Guimarães impõe-se ao Paços Ferreira graças à eficácia

Os golos de João Afonso, aos cinco minutos, de Raphinha, aos 31, e de Hurtado, aos 50, de penálti, bastaram para os vimaranenses responderem ao desaire com o Sporting (1-0) e subirem ao oitavo lugar, com 29 pontos, ao mesmo tempo que a equipa do Paços perdeu após dois triunfos sob o comando técnico de João Henriques e ocupa o 13.º posto, com 21.

Os reforços de ‘inverno' João Afonso e o médio Mattheus Oliveira subiram diretamente ao ‘onze' vitoriano - substituíram o castigado Jubal e Rafael Miranda - e protagonizaram o golo inaugural aos cinco minutos, quando o médio brasileiro, após canto de Raphinha, colocou a bola junto ao segundo poste, para a emenda decisiva do central, que regressou do empréstimo ao Córdoba, de Espanha.

Os ‘castores', com o médio André Leão a render o extremo Xavier face ao ‘onze' do triunfo sobre o Feirense (2-1), reagiram e, mesmo com poucas ocasiões, empataram num lance em que Pedro Henrique, com um corte defeituoso, introduziu a bola na sua baliza, ao tentar impedir que a bola chegasse a Bruno Moreira, após cruzamento de Assis, aos 22 minutos.

Com os médios a circularem a bola e os laterais a envolverem-se nos vários ataques, os pacenses mantiveram o ascendente, mas o golo voltou a surgir na baliza de Rafael Defendi, quando Junior Tallo, em contra-ataque, entrou na área pela esquerda e colocou a bola ao segundo poste, para o desvio final de Raphinha, aos 31.

Novamente em desvantagem, o Paços continuou a ter mais bola - acabou o primeiro tempo com 58% de posse - e volume ofensivo, acabando por ficar perto do empate, quando Bruno Moreira cabeceou por cima, após centro de Pedrinho, aos 42 minutos.

Os minhotos ampliaram a vantagem pouco após o reatamento, na sequência de uma falta de Ricardo sobre Sturgeon no interior da área pacense, muito protestada, aos 48 minutos, que valeu uma grande penalidade convertida por Hurtado, dois minutos depois.

Sem o mesmo critério dos primeiros 45 minutos, os pacenses continuaram com assumiram as ‘despesas' do jogo, mas e a turma vitoriana aproveitou para sair mais vezes em contra-ataque, ameaçando o quarto golo, num disparo rasteiro de Sturgeon, travado por Defendi, aos 60.

O Paços de Ferreira ainda reentrou na discussão do jogo a 15 minutos do final, ao reduzir a desvantagem num lance protagonizado por dois elementos saídos do banco: Xavier progrediu pela esquerda e cruzou para o segundo poste, onde surgiu Luiz Phellype a rematar de primeira, com a bola ainda no ar, para o fundo das redes.

A equipa de Paços de Ferreira continuou em busca de igualdade, mas só esteve perto do empate num lance aos 90 minutos, em que Luiz Phellype, num pontapé acrobático em frente à baliza, atirou muito por cima e falhou o ‘bis'.

Programa da jornada

Sábado, 3 de Fevereiro de 2018
Benfica - Rio Ave, 5 - 1
FC Porto - Sp. Braga, 3 - 1

Domingo, 4 de Fevereiro de 2018
Tondela - Moreirense, 1 - 2
Feirense - Desp. Chaves, 1 - 2
Estoril - Sporting, 2 - 0
V. Guimarães - Paços Ferreira, 3 - 2

Segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2018
Marítimo - Portimonense, 0 - 3
V. Setúbal - Belenenses, 3 - 0

Terça-feira, 6 de Fevereiro de 2018
Desp. Aves - Boavista, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?