loading

FC Porto-Sporting: FC Porto têm mais apuramentos, 'leão' festejou o último

O FC Porto detém vantagem no confronto direto com o Sporting na Taça de Portugal em futebol, com 13 apuramentos e nove eliminações, mas foram os ‘leões’ que festejaram pela última vez e logo no estádio do rival.

FC Porto-Sporting: FC Porto têm mais apuramentos, 'leão' festejou o último

O registo dos 37 jogos entre os dois clubes é mais equilibrado do que o saldo de qualificações favorável à equipa portuense deixaria antever, em vésperas da 23.ª eliminatória, com a realização da primeira mão das meias-finais marcada para quarta-feira.

O FC Porto venceu 13 partidas frente ao Sporting na competição, empatou 12 e perdeu também 12, apresentando um saldo ligeiramente positivo entre golos marcados e sofridos (53-50).

O balanço no seu estádio - palco do próximo encontro -, é, no entanto, substancialmente mais risonho para os ‘dragões’, que, em 16 confrontos, venceram 10, empataram dois e perderam quatro, apresentando um registo muito positivo de golos (31-19).

Apesar da supremacia clara em casa, o FC Porto saiu derrotado na última vez que recebeu o Sporting, por 3-1, na época 2014/15, na caminhada da equipa de Alvalade para a conquista do 16.º e mais recente troféu.

O desempenho em Alvalade, onde, a 18 de abril, se vai disputar o jogo da segunda mão, é mais favorável aos ‘leões’, mas em medida muito mais reduzida, com quatro vitórias, sete empates e uma derrota (17-13 em golos marcados e sofridos).

Com os mesmos 16 títulos conquistados do Sporting (ambos longe do recordista Benfica, que ergueu o troféu 26 vezes, a última no ano passado), os dois clubes estão empatados no confronto direto sempre que atingiram a final da prova.

O Sporting bateu o FC Porto no jogo decisivo em 1978, após recurso a uma finalíssima (2-1), mas a equipa ‘azul e branca’ respondeu na mesma moeda em 1994 e em 2000, em ambos os casos também após a realização de um segundo jogo, que venceram por 2-1 e 2-0, respetivamente.

A última vez que os rivais mediram forças no Jamor, em 2008, voltou a ter o Sporting como vencedor, na única final entre ambos em que não foi necessário disputar um segundo desafio, com a equipa ‘leonina’ a impor-se por 2-0.

Balanço:

Eliminatórias: 22 (incluindo 4 finais).
Apuramentos do FC Porto: 13 (2).
Apuramentos do Sporting: 9 (2).
Jogos: 37 (7, incluindo 3 finalíssimas).
Vitórias do FC Porto: 13 (2).
Empates: 12 (3).
Vitórias do Sporting: 12 (2).
Golos do FC Porto: 53 (7).
Golos do Sporting: 50 (7).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?