loading

Crónica: FC Porto 'abalroado' pelo ‘poder de fogo’ do Liverpool

O FC Porto comprometeu as suas aspirações na Liga dos Campeões de futebol, depois ser hoje goleado em casa, por 5-0, pelos ingleses do Liverpool, no jogo da primeira mão dos oitavos de final da competição.

Crónica: FC Porto 'abalroado' pelo ‘poder de fogo’ do Liverpool

Numa partida em que os 'dragões' não resistiram ao 'poder de fogo' da equipa britânica, o avançado senegalês Sadio Mané esteve em destaque, ao apontar um 'hat-trick, marcado aos 25, 53 e 85 minutos, com o egipcio Salah e o brasileiro Firmino a darem volume ao triunfo, marcando aos 29 e 70, respetivamente.

Com tão acentuada desvantagem na eliminatória, a equipa de Sérgio Conceição terá de encetar uma estóica recuperação no jogo da segunda mão, em Liverpool, que se disputa em 06 de março, para almejar a passagem à fase seguinte.

A formação portista, que surgiu com Otávio como surpresa no 'onze', e Marcano, recuperado de lesão, a comandar a defesa, até entrou sem receios no desafio, chamando a si o controlo dos acontecimentos e assumindo-se como o conjunto mais ambicioso.

Graças a um futebol direto e veloz, os comandados de Sérgio Conceição conseguiam surpreender o Liverpool sempre que aceleravam, e, logo aos dez minutos, deixaram um aviso aos ingleses, num remate de Otávio por cima.

A formação britânica sentia dificuldades para travar o ritmo inicial dos locais, mas, paulatinamente, foi pausando o jogo, recorrendo a insistentes trocas de bolas, para, depois, lançar 'venenosos' contra-ataques, aproveitando a rapidez do seu tridente ofensivo.

Nessa toada, e na primeira jogada verdadeiramente perigosa criada, o Liverpool revelou-se letal, beneficiando de alguma passividade da defesa 'azul e branca' para inaugurar o marcador, aos 25 minutos.

Wijnaldum rompeu pela área portista, e com alguma insistência foi ganhando ressaltos até endossar a bola a Mané, que, solto de marcação, rematou cruzado, fazendo o 1-0, ao rematar por baixo do guarda-redes José Sá.

O tento dos ingleses, um pouco contra a corrente do jogo, desestabilizou a confiança inicial do FC Porto, que demorou a se recompor e reencontrar o seu fio de jogo, colocando-se a jeito para que o Liverpool, quatro minutos depois, voltasse a fazer 'estragos'.

Na sequência de um lance sobre Marega, que o árbitro italiano da partida não considerou faltoso, Milner recuperou a bola e rematou forte ao poste, acabando o esférico por sobrar, caprichosamente, para Salah, que teve tempo para tirar José Sá do caminho e rematar para ao 2-0, aos 29.

O segundo golo dos visitantes fez um considerável 'rombo' no ânimo dos 'dragões', que ainda tentaram recompor-se, mas, perante um adversário confiante, falhavam muitos passes na tentativa de resposta, permitindo ao Liverpool controlar quase todas as ações.

A exceção só surgiu já perto do intervalo, numa combinação entre Brahimi, um dos mais inconformados dos portistas, e Soares, em que o avançado brasileiro ainda rematou à entrada da área, mas um pouco lado, não beliscando o 2-0 com que se chegou ao tempo de descanso.

No reatamento, Sérgio Conceição lançou Jesus Corona na tentativa de ganhar velocidade e abrir o jogo, mas, quando a equipa parecia estar a reagir bem à alteração, voltou a sofrer nova contrariedade.

Novamente o veloz tridente do Liverpool a fazer estragos, com Salah a começar a jogada e a assistir Firmino, que ainda rematou para defesa de José Sá, mas, mais uma vez, a bola sobrou para Mané, que, sem oposição, 'bisou' na partida, fazendo o 3-0, aos 53.

Com uma vantagem bem mais confortável, os ingleses entregaram a iniciativa do desafio aos portistas, que tentavam recuperar o futebol direto do início do jogo, mas já sem a mesma clarividência.

Waris foi o segundo trunfo lançado por Sérgio Conceição para tentar relançar a eliminatória, conseguindo dar mais alguma objetividade à equipa no capítulo do remate, mas, sem que tal se consubstanciasse em real perigo para o guarda-redes do Liverpool.

Os ingleses 'davam a corda' ao FC Porto, mas sempre que aceleravam mostravam-se imparáveis e, aos 70 minutos, desfizeram as dúvidas que ainda podiam existir sobre o desfecho do jogo, quando Firmino, servido por Milner, deu tons de goleada à vantagem do Liverpool.

A noite viria ganhar contornos de 'pesadelo' para os 'dragões' quando, já na reta final, Mané confirmou o estatuto de homem do jogo, num remate de fora da área, aos 85 minutos, que fechou o resultado nos 5-0.

Programa da jornada

Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018
Basel - Man City, 0 - 4
Juventus - Tottenham, 2 - 2

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018
FC Porto - Liverpool, 0 - 5
Real Madrid - PSG, 3 - 1

Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018
Bayern München - Besiktas, 5 - 0
Chelsea - Barcelona, 1 - 1

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
Shakhtar - Roma, 2 - 1
Sevilla - Man Utd, 0 - 0

Terça-feira, 6 de Março de 2018
PSG - Real Madrid, 1 - 2
Liverpool - FC Porto, 0 - 0

Quarta-feira, 7 de Março de 2018
Tottenham - Juventus, 1 - 2
Man City - Basel, 1 - 2

Terça-feira, 13 de Março de 2018
Roma - Shakhtar, 1 - 0
Man Utd - Sevilla, 1 - 2

Quarta-feira, 14 de Março de 2018
Besiktas - Bayern München, 1 - 3
Barcelona - Chelsea, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?