loading

FC Porto-Sporting: Soares fez 'tombar' balança para o lado portista

O FC Porto soma mais um triunfo do que o Sporting no histórico dos 228 embates entre os dois conjuntos, que se defrontam na sexta-feira no Dragão, em encontro da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

FC Porto-Sporting: Soares fez 'tombar' balança para o lado portista

Um golo do avançado brasileiro Soares, aos 60 minutos, do último duelo, no Estádio do Dragão, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, inclinou a balança para os ‘dragões’.

Em vésperas do 229.º encontro oficial entre os dois conjuntos, o FC Porto soma agora 82 vitórias, contra 81 do Sporting, que lidera em termos de golos (327 contra 304), isto num duelo que acabou empatado em 65 ocasiões.

Na presente temporada, os dois conjuntos já se encontraram por três vezes e os dois primeiros jogos acabaram empatados a zero, em Alvalade, na primeira volta do campeonato, e em Braga, nas meias-finais da Taça da Liga, num embate que os ‘leões’ viriam a desempatar a seu favor nos penáltis (4-3).

Com o triunfo na Taça, os ‘dragões’ voltam a comandar o histórico, de um duelo que tem sido pautado pelo equilíbrio no século XII (desde 2000/2001): 17 vitórias portistas, contra 14 sportinguistas, e 17 empates, em 48 jogos.

O Sporting estancou, assim, a superioridade que o FC Porto ostentou nas duas últimas décadas do século transato, nas quais somou mais 17 triunfos (27 contra 10), que lhe permitiram anular a superioridade dos ‘leões’ até então.

No final da década de 70, o conjunto de Alvalade tinha mais 19 vitórias (56 contra 37), liderando de forma clara o confronto direto face aos portistas.

A vantagem atual do FC Porto é tangencial e está alicerçada nos 105 jogos caseiros, nos quais soma 57 vitórias, contra 18 dos ‘leões’ e mais 79 golos (184 contra 105).

Os ‘azuis e brancos’ mandam em casa e também nos jogos do principal campeonato português de futebol, ostentando mais cinco triunfos (64 contra 59). Em matéria de golos, comandam os ‘verde e brancos’, com 10 à maior (242 contra 232).

O 229.º encontro oficial entre FC Porto e Sporting, a contar para a 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realiza-se na sexta-feira, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?