loading

FC Porto-Sporting: Jesus tem vantagem nos confrontos com o ‘pupilo’ Conceição

Os treinadores Jorge Jesus e Sérgio Conceição vão defrontar-se pela 14.ª vez, no clássico FC Porto-Sporting, da I Liga portuguesa de futebol, sendo que o técnico dos ‘leões' leva vantagem nos confrontos com o antigo ‘pupilo'.

FC Porto-Sporting: Jesus tem vantagem nos confrontos com o ‘pupilo’ Conceição

Em 13 jogos disputados, Jesus logrou seis triunfos, contra três de Conceição, num historial que regista ainda quatro empates.

Esta época, os dois técnicos já tiveram três duelos, sendo que o atual ‘timoneiro' do FC Porto levou a melhor no mais recente, a 07 de fevereiro, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (1-0), depois de ter arrancado dois nulos (0-0), no campeonato e na meia-final da Taça da Liga, esta última decidida a favor dos ‘leões', no desempate por penáltis.

A relação de proximidade entre ambos é conhecida e nasceu na temporada 1995/96, quando Jesus orientou Conceição no Felgueiras e apadrinhou a estreia do antigo internacional português na I Liga, a 20 de agosto de 1995. Nessa partida da primeira jornada, os felgueirenses empataram 2-2 com o Desportivo de Chaves, com um dos tentos a ser anotado pelo ex-extremo direito.

Quase duas décadas depois, Jorge Jesus e Sérgio Conceição defrontaram-se pela primeira vez como treinadores. Em 2011/12, o agora técnico dos ‘leões' orientava o Benfica, enquanto o treinador do FC Porto dava os primeiros passos no banco, ao serviço do Olhanense.

As ‘águias' saíram de Olhão com um nulo (0-0), numa partida que ficou ainda marcada pela primeira e única expulsão do argentino Pablo Aimar na carreira.

Na temporada seguinte, Jesus levou a melhor sobre Conceição no jogo da primeira volta do campeonato (2-0), na Luz, e na fase de grupos de Taça da Liga (2-1), em Olhão.

Em 2013/14, já com Sérgio Conceição ao comando da Académica, os ‘encarnados' venceram os dois encontros do campeonato por 3-0, mas a série de quatro triunfos seguidos de Jesus sobre o amigo chegaram ao fim em 2014/15.

O antigo internacional luso comandava o Sporting de Braga, que recebeu e venceu o Benfica na oitava jornada da I Liga (2-1), antes de eliminar as ‘águias' nos oitavos de final da Taça de Portugal, em Lisboa, pelo mesmo resultado. Na segunda volta do campeonato, Jesus regressou às vitórias (2-0).

Mais recentemente, na primeira temporada ao ‘leme' do Sporting (2015/16), Jorge Jesus venceu o Vitória de Guimarães, de Conceição, por expressivos 5-1, mas cedeu um nulo (0-0) na visita à Cidade-Berço.

O clássico entre FC Porto e Sporting, que abre a 25.ª jornada, está marcado para sexta-feira, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?