loading

Crónica: Paris Saint-Germain resgata título de campeão ao Mónaco

O Paris Saint-Germain recuperou o título de campeão francês de futebol, sucedendo ao Mónaco, de Leonardo Jardim, que, na época passada, quebrou o ciclo de quatro triunfos consecutivos dos parisienses.

Crónica: Paris Saint-Germain resgata título de campeão ao Mónaco

As contratações ‘astronómicas’ de Neymar ao FC Barcelona, por 222 milhões de euros, e Mbappé aos monegascos, por 180, e ainda de Dani Alves à Juventus, reforçaram a já poderosa formação comandada pelo espanhol Unai Emery, que praticamente ‘passeou’ até assegurar o seu sétimo troféu de campeão, a cinco jornadas do fim.

O caminho triunfal – 100% vitorioso no Parque dos Príncipes – começou com seis vitórias consecutivas, todas com mais de dois golos de diferença - a primeira em casa frente ao Amiens, ainda com o português Gonçalo Guedes como suplente utilizado -, e foi interrompido por um ‘nulo’ em Montpellier.

Seguiram-se dois novos triunfos até ao empate 2-2 em Marselha, antes de mais cinco vitórias, uma das quais no Mónaco, por 2-1, num encontro em que o golo de João Moutinho reduziu a vantagem conquistada por Cavani e Neymar, protagonistas de várias disputas de protagonismo, nomeadamente na marcação de grandes penalidades.

O primeiro dos dois desaires no campeonato ocorreu em dezembro, na 16.ª ronda, em Estrasburgo, onde o cabo-verdiano Nuno da Costa deu vantagem aos anfitriões, Mbappé empatou e Bahoken selou o triunfo da equipa que ainda luta pela manutenção no principal escalão.

Um ‘percalço’ que só se repetiria em janeiro, na 22.ª jornada, em Lyon, por idêntico resultado e igual marcha do marcador, que culminou com um ‘tiro’ do holandês Memphis Depay, aos 90+4.

Esta foi a última derrota interna dos parisienses, que somaram nove triunfos no campeonato, venceram a Taça de França, ao bater na final o Mónaco, por 3-0, e tiveram como ponto mais negativo da temporada a eliminação nos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao bicampeão Real Madrid, frente ao qual perderam por 3-1 em Espanha e 2-1 em casa, já sem Neymar.

O avançado brasileiro lesionou-se com gravidade no quinto metatarso do pé direito na vitória caseira frente ao Marselha (3-0), na 27.ª ronda, em 25 de fevereiro, e foi submetido a uma intervenção cirúrgica, da qual deve recuperar a tempo do Mundial2018.

Mesmo sem jogar há cerca de mês e meio, Neymar segue no segundo lugar da lista de melhores marcadores do campeonato, com 19 golos, atrás do companheiro de equipa Cavani, que hoje atingiu os 25.

A celebração do título nacional, adiada na semana passada após o empate 1-1 em Saint-Étienne, tem sido ofuscada pelas notícias que dão conta da possível chegada do treinador alemão Thomas Tuchel, que orientou o Borussia Dortmund entre 2015 e 2017, apesar da alegada oposição interna do diretor desportivo, o português Antero Henrique.

Com o título hoje assegurado na receção ao Mónaco, o Paris Saint-Germain iguala as sete conquistas do Lyon, alcançadas consecutivamente entre 2001/02 e 2007/08, permanecendo atrás dos historiais de Nantes e Mónaco, ambos com oito, Marselha, com nove, e o recordista Saint-Étienne, que soma 10.

Programa da jornada

Sexta-feira, 13 de Abril de 2018
Angers - Nice, 1 - 1

Sábado, 14 de Abril de 2018
Lyon - Amiens, 3 - 0
Rennes - Metz, 1 - 2
Nantes - Dijon, 1 - 1
Lille - Guingamp, 2 - 2
Strasbourg - Saint-Étienne, 0 - 1

Domingo, 15 de Abril de 2018
Montpellier - Bordeaux, 1 - 3
Troyes - Marseille, 2 - 3
PSG - Monaco, 7 - 1

Quarta-feira, 25 de Abril de 2018
Caen - Toulouse, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?