loading

I Liga: FC Porto defende a recém-conquistada liderança frente ao Setúbal

O FC Porto defende na segunda-feira a liderança da I Liga portuguesa de futebol, reconquistada há quatro dias em casa do tetracampeão Benfica, ao receber o Vitória de Setúbal, no jogo de encerramento da 31.ª jornada da prova.

I Liga: FC Porto defende a recém-conquistada liderança frente ao Setúbal

A equipa portuense, que venceu por 1-0 no Estádio da Luz, graças a um golo marcado pelo médio mexicano Herrera, aos 90 minutos, detém dois pontos de vantagem sobre o rival lisboeta, que se desloca no sábado ao recinto do Estoril Praia, penúltimo classificado.

O Sporting, terceiro posicionado, a cinco pontos do FC Porto e a três do Benfica, recebe no domingo o Boavista, oitavo, no rescaldo da qualificação para a final da Taça de Portugal, alcançada na quarta-feira frente ao FC Porto, no desempate por grandes penalidades.

O comandante goleou por 5-0 em Setúbal, na primeira volta do campeonato, mas empatou 1-1 na última receção aos sadinos, na época passada, na qual foi incapaz de vencer o Vitória, pois também não foi além de uma igualdade 0-0 no Estádio do Bonfim.

A equipa treinada por Sérgio Conceição defrontou os principais adversários na luta pelo título no espaço de quatro dias e, em Alvalade, pode ter sofrido uma ‘baixa’ importante – a juntar a Danilo -, pois o avançado Soares foi substituído, aparentemente, lesionado.

O Benfica, que procura conquistar um inédito quinto título consecutivo, também se debateu com uma ausência muito relevante nos últimos dois jogos (vitória por 2-1 em Setúbal e derrota na receção ao FC Porto), o avançado brasileiro Jonas, melhor marcador destacado da Liga, com 33 golos.

O tetracampeão vai defrontar uma equipa a lutar pela permanência, a primeira na zona de despromoção, que venceu por 3-1 na primeira volta, com golos de jogadores que estão lesionados (Krovinovic), em dúvida (Jonas) ou de regresso há pouco tempo à competição após paragem devido a lesão (Salvio).

O Sporting, que na primeira volta se impôs também por 3-1 ao Boavista (sem preocupações pela manutenção, nem ambições a um lugar de acesso às provas europeias), procura, pelo menos, atingir o segundo lugar, mas tem o Sporting de Braga, quarto classificado, à mesma distância de três pontos.

Os minhotos dão o pontapé de saída na ronda, ao receberem na sexta-feira o Marítimo, sexto colocado, em igualdade pontual com o Rio Ave, que ocupa o quinto lugar, o qual pode proporcionar o acesso à Liga Europa, caso o Sporting vença o Desportivo das Aves na final da Taça de Portugal.

Os avenses qualificaram-se pela primeira vez para o jogo decisivo no Jamor, ao eliminarem na quarta-feira o Caldas, do terceiro escalão, mas estão em situação delicada na Liga, no 15.º lugar, em igualdade com Paços de Ferreira, ambos com mais dois pontos do que o Estoril.

O Aves joga no estádio do Tondela (12.º), ainda em busca de mais alguns pontos que lhe assegurem, matematicamente, a permanência entre os ‘grandes’, enquanto o Paços de Ferreira recebe o Belenenses (11.º), com mais um ponto e em situação idêntica ao Tondela.

Em posição ainda mais complicada está o lanterna-vermelha Feirense, a quatro pontos da zona de manutenção e que recebe o Vitória de Guimarães (nono), enquanto o Moreirense (13.º, com os mesmos pontos do Setúbal) recebe o Rio Ave, com a ‘mira’ no importante quinto lugar.

Programa da jornada

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018
Sp. Braga - Marítimo, 2 - 0

Sábado, 21 de Abril de 2018
Paços Ferreira - Belenenses, 1 - 1
Feirense - V. Guimarães, 2 - 1
Estoril - Benfica, 1 - 2

Domingo, 22 de Abril de 2018
Tondela - Desp. Aves, 3 - 0
Desp. Chaves - Portimonense, 2 - 1
Moreirense - Rio Ave, 2 - 1
Sporting - Boavista, 1 - 0

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018
FC Porto - V. Setúbal, 5 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?