loading

Crónica: Entrada de rompante embalou FC Porto para goleada frente ao V. Setúbal

O FC Porto goleou hoje o Vitória de Setúbal, por 5-1, em partida da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que os ‘dragões' construíram o triunfo nos primeiros 16 minutos do desafio.

Crónica: Entrada de rompante embalou FC Porto para goleada frente ao V. Setúbal

Marega inaugurou marcador para os ‘azuis e brancos', logo aos seis minutos, tendo Marcano, aos 13, Brahimi, aos 16, e Corona, aos 35, ampliado a vantagem portista. Os sadinos ainda reduziram, na primeira parte, por João Amaral, aos 24, mas já no segundo tempo Alex Telles, fechou o resultado, apontando o quinto golo dos nortenhos.

Com este resultado, o FC Porto mantém a liderança do campeonato, com 79 pontos, seguindo com uma vantagem de dois e cinco pontos, respetivamente, para os perseguidores Benfica e Sporting.

Já o Vitoria de Setúbal, com este desaire, não conseguiu escapar à zona de perigo da tabela classificativa, ocupando o 14.º posto, com 29 pontos, apenas com mais dois em relação aos lugares de descida.

Depois da eliminação de meio da semana da Taça de Portugal, frente ao Sporting, os ‘dragões' voltaram a focar toda atenção no campeonato, com o técnico Sérgio Conceição a recuperar para o ‘onze' Corona, Marega e Sérgio Oliveira que entraram para os lugares de Óliver Torres, Otávio e Maxi Pereira, e deixando Aboubakar de fora das opções deste desafio.

Já os sadinos, que não puderam neste desafio contar com André Pereira, avançado emprestado pelo FC Porto, surgiram com parca margem de manobra nas contas pela manutenção, mas viram a estratégia preparada ruir logo no primeiro quarto de hora, perante a entrada de rompante dos nortenhos, que nesse período praticamente sentenciaram o desafio.

Logo no primeiro lance de perigo junto às balizas, aos seis minutos, Marega inaugurou o marcador, numa recarga astuta a um cabeceamento de Soares, que o guarda-redes sadino, Cristiano, defendeu para frente, deixando a bola à mercê do avançado maliano.

A equipa de José Couceiro desconcentrou-se com o madrugador revês, e, aos 13, colocou-se novamente ‘a jeito' de um FC Porto letal, com Marcano, aproveitar uma nova defesa incompleta de Cristiano, a um cabeceamento de Felipe, e fixar o 2-0.

E quando os adeptos portistas ainda se acomodavam às cadeiras após os festejos do segundo golo, Brahimi deu, de novo, motivos para os locais sorrirem, ampliando a vantagem, aos 16 minutos, num remate de longe, depois de jogada de Marega.

O 3-0 parecia abrir caminho para o triunfo tranquilo dos ‘dragões', mas os visitantes, que até então foram praticamente inofensivos no ataque, ainda mostraram argumentos para reentrar no jogo, reduzindo, aos 24, por João Amaral, após cruzamento de Partrick.

No entanto, a noite era de inspiração para os comandados de Sérgio Conceição, que antes do intervalo chegaram ao quarto golo, por intermédio de Corona, num lance trabalhado por Marega e Ricardo.

Com tão vincada desvantagem, o técnico dos sadinos José Couceiro reajustou a equipa após o descanso, retirando o médio Semedo e lançando Pedrosa para o ataque, na tentativa de criar mais desequilíbrios.

Mas apesar da mexida, acabou por ser FC Porto a ressurgir melhor para a etapa complementar, desperdiçando, logo nos minutos seguintes ao reatamento, a possibilidade de ampliar vantagem, em dois lances protagonizados por Soares e Brahimi.

Tal como na primeira parte, a equipa das margens do Sado mostrava poucos argumentos para incomodar Casillas, e não fosse um remate de João Amaral, de longe e por cima, e, mais tarde, um outro de Edinho, com os mesmos predicados, e pouco haveria a dizer da ambição ofensiva dos pupilos de José Couceiro.

Do outro lado, o FC Porto preferira gerir a vantagem e manter o jogo numa toada morna, que apenas foi quebrada com um rasgo individual de Alex Telles, que aos 72, na cobrança exemplar de um livre, deu tons de goleada ao triunfo final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018
Sp. Braga - Marítimo, 2 - 0

Sábado, 21 de Abril de 2018
Paços Ferreira - Belenenses, 1 - 1
Feirense - V. Guimarães, 2 - 1
Estoril - Benfica, 1 - 2

Domingo, 22 de Abril de 2018
Tondela - Desp. Aves, 3 - 0
Desp. Chaves - Portimonense, 2 - 1
Moreirense - Rio Ave, 2 - 1
Sporting - Boavista, 1 - 0

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018
FC Porto - V. Setúbal, 5 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?