loading

I Liga (balanço): Petit volta a ser o ‘salva-vidas’ de Moreirense aflito até final

O sempre ‘aflito' Moreirense acabou a temporada com uma derrota por 1-0 na Luz, mas conseguiu a manutenção na I Liga, com Petit a salvar os vimaranenses pelo segundo ano consecutivo.

I Liga (balanço): Petit volta a ser o ‘salva-vidas’ de Moreirense aflito até final

O clube minhoto ficou no 14.ª lugar, ao conquistar 32 pontos, apenas mais dois do que as equipas que desceram, fruto de oito vitórias e igual número de empates, mas perdeu em 18 partidas, seis vezes em casa e o dobro fora.

A equipa ‘cónega' marcou 29 golos e sofreu 50, sendo a quarta defesa mais batida do campeonato, só ultrapassada pelos clubes que carimbaram a descida, o Paços de Ferreira e o Estoril Praia, bem como pelo Vitória de Setúbal, que também sofreu até ao fim.

À entrada para a derradeira jornada, o Moreirense era um dos cinco conjuntos envolvidos na luta pela manutenção, ainda que fosse a equipa melhor posicionada para conseguir o objetivo, pois só dependia de si e mesmo perdendo, como aconteceu, a conjugação de resultados que selariam a despromoção era bastante rebuscada.

Mas, a conquista da permanência esteve perto nas duas jornadas anteriores, escapando ao clube minhoto como se de um ‘pássaro’ se tratasse e muito por mérito dos vizinhos.

À 32.ª jornada, numa visita ao terreno do Vitória de Guimarães, o Moreirense podia ter alcançado matematicamente a manutenção, mas os vitorianos ganharam o ‘dérbi' concelhio por 1-0. Na semana seguinte, foi a vez do Desportivo das Aves e histórico rival infligir uma derrota (3-0) difícil de digerir e que também adiou o alívio.

Apesar das aflições, o conjunto de Moreira de Cónegos conseguiu uma mão cheia de épocas consecutivas na I Liga, mas fica muito aquém da melhor classificação de sempre, o nono lugar de 2003/04.

Três treinadores - o experiente Manuel Machado, o desconhecido Sérgio Vieira e o ‘salva-vidas' Petit - escrevem a história do Moreirense 2017/18, destacando-se o antigo internacional português, que pelo segundo ano consecutivo foi o escolhido pelo presidente Vítor Magalhães para salvar o clube na reta final.

Na época anterior, tinha sido dada tarefa quase idêntica a Petit: substituiu Augusto Inácio à 26.ª jornada, quando a equipa ‘cónega' seguia colada à ‘linha de água’.

Já em matéria de jogadores, destaque para o avançado Tozé, emprestado pelo Vitória de Guimarães, que foi o melhor marcador da equipa, com oito golos, mas igual nota para o médio brasileiro Rafael Costa, responsável pelas melhores transições do plantel.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?