Caro visitante,

Reparámos que tem um Ad Blocker (software de bloqueio de publicidade) ativo.

A informação tem valor. O Futebol 365 disponibiliza todos os seus conteúdos de forma gratuita e de livre acesso. Os anúncios ajudam-nos a pagar a informação que consulta todos os dias. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker apenas para o Futebol 365.

Esperamos a sua compreensão.

Obrigado.
Futebol 365
Mundial-2018: Estádio de São Petersburgo, talvez o mais caro da história
por José Pestana c/Lusa, publicado a 27-05-2018 às 08:42
O Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, um dos mais utilizados entre os 12 afetos do Mundial de futebol de 2018, é um dos mais modernos do planeta e, após vários contratempos, será provavelmente o mais caro da história.

Também chamado de Zenit Arena e Piter Arena, foi erigido no lugar do antigo Estádio Kirov, que tinha capacidade para 110.000 espetadores, e neste grande evento vai acolher sete desafios, incluindo um dos quartos de final, uma meia-final e a disputa pela terceira posição.

O recinto já foi usado para a Taça das Confederações de 2017, tendo sido o palco do jogo de abertura e final: na fase de grupos, Portugal, campeão da Europa, goleou aqui a Nova Zelândia por 4-0, a 24 de junho.

Planeado para estar ponto em 2009, o complexo apenas ficou operacional em 2017, após um conjunto de atrasos relacionados com adaptações exigidas pela FIFA e, sobretudo, face a investigações de fraude.

Inicialmente, a gigante Gazprom ia financiar o Krestovsky, que assumiu no nome a ilha onde foi edificado, mas, posteriormente, a companhia de gás e petróleo que detém o Zenit desistiu de suportar o financiamento e em 2009 o projeto foi assumido pela autarquia, até porque houve várias denuncias de trabalho escravo e de corrupção.

Após diversas vicissitudes, e com sucessivas derrapagens de custos já a cargo do governo local, o que motivou várias manifestações de descontentamento dos cidadãos de São Petersburgo, a empreitada acabou por custar cerca de 1350 milhões de euros, quando o orçamento inicial previsto rondava os 200 milhões.

Sob anonimato, vários responsáveis dos trabalhos denunciaram “desvios” e dinheiro “estupidamente mal gasto”, sendo que os dirigentes políticos contrapuseram essas opiniões, falando de um custo total “justificado” a rondar os 655 milhões de euros.

Outra polémica tem a ver o facto de o Zenit ter médias de assistência abaixo dos 20.000 adeptos e nas partidas da liga russa o Krestovsky estar apto a acomodar 56.196 fãs, e isto já depois de ver reduzida a lotação de 67.000 que vai vigorar no mundial.

Projetado por uma empresa de arquitetura japonesa, o resultado final assemelha-se a uma nave espacial, com o teto sustentado por quatro mastros.

O estádio tem uma cobertura retrátil, relvado amovível e deslizante, assim capaz de acolher também concertos e todo o tipo de eventos em qualquer altura do ano: mesmo no inverno, quando as temperaturas são muitos graus abaixo de zero, a temperatura no interior é de 15.º.

No campeonato da Europa de 2020, este recinto vai receber três jogos da fase de grupos.

Ficha do Estádio Krestovsky:

Cidade: São Petersburgo.

Estado: Inaugurado 22 de abril de 2017.

Capacidade: 67.000 espetadores.

Eventos possíveis: Futebol, concertos e todo o tipo de eventos culturais.

Distância para o aeroporto: 38 quilómetros.

Distância para o centro da cidade: oito quilómetros.

Transportes públicos: autocarro e metro.

População da cidade: 5.300.000 habitantes.

Clube: Zenit.

Jogos (7):

Fase de grupos:

15 jun, Marrocos – Irão (Grupo B), 16:00 (horas portuguesas).

19 jun, Rússia – Egito (Grupo A), 19:00.

22 jun, Brasil – Costa Rica (Grupo E), 13:00.

26 jun, Nigéria – Argentina (Grupo D), 19:00.

Oitavos de final:

03 jul, 1.º Grupo F – 2.º Grupo E, 15:00.

Meias-finais:

10 jul, Vencedor jogo 57 – Vencedor jogo 58, 19:00.

Apuramento do terceiro classificado:

14 jul, Perdedor jogo 61 – Perdedor jogo 62, 15:00.

Siga-nos no Facebook, no Google+ e no Twitter.
Notícias Relacionadas
Comentários
JOGOS E RESULTADOS
loading
A carregar...
F365 NO FACEBOOK
SONDAGEM
Quem gostaria de ver como presidente do Sporting?
FORA DE JOGO
Mundial-2018: Brasileiro detido na Rússia durante jogo Brasil - Costa Rica
Mundial-2018: Brasileiro detido na Rússia durante jogo Brasil - Costa RicaUm brasileiro foi detido na Rússia durante um jogo do Brasil no Mundial de futebol, ...
Mundial-2018, uma boa oportunidade para poupar?
Mundial-2018, uma boa oportunidade para poupar?A questão de recompensa da organização do Mundial já foi analisada centenas das vezes.
Rock in Rio: Mundial também se joga e se vê no Parque da Bela Vista
Rock in Rio: Mundial também se joga e se vê no Parque da Bela VistaA “bola” do Mundial também rola no recinto do festival Rock in Rio (RiR) Lisboa, ...
Euromilhões de terça-feira com 'jackpot' de 24 milhões de euros
Euromilhões de terça-feira com 'jackpot' de 24 milhões de eurosO concurso do Euromilhões de terça-feira vai ter um ''jackpot'' de 24 milhões de euros, ...
© 1997-2018 Futebol 365
Todos os direitos reservados