loading

Crónica: Senegal surpreende Polónia e é primeira equipa africana a pontuar

O Senegal tornou-se hoje a primeira equipa africana a pontuar no Mundial2018 de futebol, ao vencer a Polónia, por 2-1, em jogo da primeira jornada do Grupo H, disputado em Moscovo.

Crónica: Senegal surpreende Polónia e é primeira equipa africana a pontuar

No último encontro da ronda inaugural do Mundial, Thiago Cionek colocou o Senegal em vantagem, aos 37 minutos, ao desviar para a própria baliza um remate de Gana, com o conjunto africano a fazer o 2-0, por Mbaye Niang, num lance muito contestado pelos polacos, que reduziriam aos 86, por Grzegorz Krychowiak.

Apesar de estar no oitavo lugar do ‘ranking’ mundial, a Polónia quase nunca justificou esse estatuto, dando uma imagem pálida frente a um Senegal, 27.º do mundo, muito físico e que acabou por ser um justo vencedor.

A Polónia, em especial na primeira parte, foi uma equipa muito pouco objetiva, a trocar muito a bola, mas sem capacidade de penetrar no meio campo senegalês, deixando sempre muito sós os avançados Milik e Lewandowski.

O Senegal parecia mais tranquilo e ia tentando sempre aproveitar os maus passes do conjunto adversário para lançar os rápidos avançados, como aconteceu aos 18 minutos, no primeiro lance de realce do primeiro tempo, com Niang, contudo, a falhar redondamente o remate.

Num lance algo fortuito, aos 37 minutos, os africanos acabaram por chegar ao golo, com Cionek a desviar um remate de Gana, que parecia ir para fora.

À entrada para a segunda parte, o selecionador polaco, Adam Nawalka, fez uma alteração tática, passando a jogar com três defesas centrais, e a equipa europeia melhorou, com a grande estrela da equipa, Robert Lewandowski, a aparecer finalmente.

Aos 50 minutos, o avançado arrancou quase do meio campo, mas acabou por ser derrubado por Sané, quando estava praticamente isolado. Na marcação do livre, Lewandowski fez o primeiro remate enquadrado dos polacos, para boa defesa de Khadim Ndiaye.

Contudo, a melhoria polaca terminou 10 minutos depois, num lance muito confuso. Após um alívio da defesa senegalesa, Krychowiak atrasou para Bednarek, que foi surpreendido por Niang, que vinha de fora do campo e passou pelo guarda-redes polaco e apontou o segundo tento dos africanos.

Os polacos ainda reclamaram que Niang não tinha sido autorizado a entrar em campo depois de ter sido assistido, mas nas imagens televisivas foi possível ver o árbitro a permitir o regresso do avançado.

Após o 2-0, a Polónia voltou a ser uma equipa errática, a falhar muitos passes, e, aos 81 minutos, foi Szczesny a evitar que mais uma atrapalhação dos centrais permitisse o 3-0.

Numa bola parada, aos 86 minutos, a Polónia ainda reduziu, com um cabeceamento certeiro, por Krychowiak, jogador que na primeira parte se ‘safou’ de um segundo amarelo, após uma entrada dura sobre um adversário.

Com este resultado, o Senegal junta-se ao Japão, que defronta na próxima ronda, no topo do Grupo H, depois de os nipónicos terem batido a Colômbia, por 2-1.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?