loading

Crónica: França avança para os oitavos de final e elimina Peru

O Peru, com uma exibição agradável, mas ineficaz ofensivamente, despediu-se hoje do Mundial 2018, ao perder (1-0) com a França, com o golo de Kylian Mbappé a valer a «cinzenta» qualificação do vice-campeão europeu para os «oitavos».

Crónica: França avança para os oitavos de final e elimina Peru

No conjunto das vitórias contra Austrália e Peru, a França justifica o seu favoritismo no Grupo C, sem deslumbrar, é certo, e vai discutir com a Dinamarca, na terceira jornada, a vitória no agrupamento, sendo que lhe basta um empate.

O Peru, que em Ecaterimburgo somou a segunda derrota, deixa imagem agradável no Mundial da Rússia, mas vai mesmo ter de 'fazer as malas' e passa a encarar o terceiro jogo, contra a Austrália, 'a feijões'.

Os sul-americanos, treinados por Ricardo Gareca, chegaram ao torneio com 15 jogos sem perder, mas, na Rússia, perderam duas vezes de seguida em jogos em que deram muita luta, criaram ocasiões, mas acabaram por nem sequer marcar golo.

Uma evidente falta de pontaria, que contrasta com a eficácia tática do vice-campeão europeu, hoje vitorioso graças ao golo de Mbappé, jovem talento PSG. O futuro é dele - com 19 anos e 183 dias, passa a ser o mais jovem gaulês a marcar em Mundiais e entra para um restrito grupo de 12, em que também estão Pelé e Messi.

Há 36 anos que o Peru não estava no Mundial e esta geração, reconhecidamente talentosa, acaba por desfrutar pouco com isso. A perder desde o minuto 34, fizeram uma segunda parte de futebol interessante, só que sem acerto na concretização, uma realidade que passou muito pelo desacerto de Cueva, Guerrero ou Jefferson Farfan, mas também pela exibição do guarda-redes Hugo Lloris.

O 'keeper' do Tottenham chegou ao jogo 100 pela seleção é dá cada vez mais segurança à defesa dos 'galos'. Defendeu quase tudo, e quando não o fez, teve a 'ajuda dos deuses', com no remate de Aquino à trave, aos 50 minutos.

Nessa fase, em que o Peru tinha tomado conta do jogo, fica ainda a dúvida sobre a queda do benfiquista Carrillo na área, aos 59 minutos, após um 'encosto' de Matuidi. Pediu-se penálti, mas o árbitro não assinalou.

A França defendia-se bem e 'segurava' a vantagem mínima, que vinha do meio da primeira parte. Aos 34 minutos, Pogba lançou Giroud na esquerda e este centrou para a baliza - a bola foi desviada por um peruano, mas ficou à mercê de Mbappé, a quem bastou encostar para golo.

O apuramento está garantido, sim, mas outros objetivos precisam de mais qualidade e nos oitavos de final o adversário pode ser uma seleção como a Croácia ou a Argentina.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?