loading

Crónica: Messi 'passa ao lado' do jogo e Argentina perde com Croácia

A Argentina, com Messi a ‘passar ao lado’ do jogo, perdeu hoje com a Croácia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D do Mundial2018 de futebol, e ficou em ‘maus lençóis’ para assegurar o apuramento.

Crónica: Messi 'passa ao lado' do jogo e Argentina perde com Croácia

O selecionador Jorge Sampaoli mudou o sistema de jogo em relação à partida inaugural frente à Islândia, optando por três centrais, num esquema de 3x4x2x1, com Messi e Meza a jogarem nas costas de Aguero, mas cedo se percebeu que os jogadores não se adaptaram.

Depois de uma primeira meia hora em que as duas equipas não arriscaram e sem oportunidades de golo, uma fífia do central croata Lovren proporcionou um falhanço inacreditável do antigo jogador do Benfica Enzo Pérez, que chutou por alto com a baliza deserta.

Três minutos volvidos, foi a Croácia, a jogar num 4x2x3x1, a desperdiçar uma oportunidade flagrante, com Mandzukic a falhar a finalização de cabeça na pequena área na cara do guarda-redes Caballero, após cruzamento do lateral direito Vrsaljko.

Finalmente, as duas equipas começavam a soltar-se do ‘espartilho’ tático em que se enredavam, mas o jogo nunca chegou a ‘partir-se’ e a ganhar velocidade pelas constantes interrupções causadas pelo recurso às faltas.

O intervalo chegou com uma oportunidade soberana perdida pela seleção croata, aos 45+2 minutos, quando Rebic, num lance de contra-ataque, se isolou, mas chutou por cima da barra, com Mandzukic em boa posição para finalizar.

Na segunda parte, o cariz da partida não se alterou, com as duas equipas a respeitarem-se mutuamente em excesso, mas uma intervenção desastrada do guarda-redes Caballero deitou tudo a perder aos 53 minutos e acentuou a intranquilidade da sua equipa, notória desde o primeiro minuto, face às críticas que têm desabado sobre o selecionador e os jogadores provenientes da Argentina.

Na sequência de um contra-ataque croata, Caballero chegou primeiro à bola e quis ‘picá-la’ sobre Rebic, mas a execução saiu-lhe mal e o médio croata aproveitou para encher o pé e abrir o marcador.

Este golo perturbou claramente os jogadores argentinos, cuja intranquilidade era notória desde o primeiro minuto, e Sampaoli lançou em desespero Higuaín, Pavón e Dybala, mas o ‘canto do cisne’ para a Argentina foi a oportunidade perdida por Meza frente a Subasic, depois do ponta de lança da Juventus ter ido à linha de fundo para lhe oferecer o golo.

As alterações operadas por Sampaoli, na tentativa de chegar ao empate, desequilibraram a equipa e a Croácia, que defendeu sempre bem, acabou por fazer mais dois golos em rápidas transições ofensivas, o segundo fenomenal, por Modric, com um remate a 25 metros da baliza, aos 82 minutos, e o terceiro por Rakitic.

De destacar a exibição apagada de Lionel Messi, que ‘passou ao lado’ do jogo, pouco móvel e a quem a bola pouco chegou, mesmo com a Croácia a fazer sobre ele uma marcação zonal.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?