loading

Crónica: Inglaterra faz valer ‘lei do mais forte’ e goleia frágil Panamá

A Inglaterra goleou hoje o Panamá por 6-1, resultado 'à antiga' que espelha bem a grande diferença entre estas duas equipas do grupo G do Mundial2018 de futebol, apurando-se os ingleses para a fase seguinte.

Crónica: Inglaterra faz valer ‘lei do mais forte’ e goleia frágil Panamá

Harry Kane, com um 'hat trick' (22, 45+1 e 62), os dois primeiros de penálti, tornou-se no melhor marcador da presente edição do campeonato com cinco golos, mais um do que o português Cristiano Ronaldo e o belga Romelu Lukaku, enquanto John Stones (08 e 22) e Jesse Lingard (36) anotaram os restantes tentos ingleses. Felipe Baloy, aos 78, marcou o golo do Panamá, o primeiro desta seleção estreante em campeonatos do mundo.

A Inglaterra, campeã do mundo em 1966, tem uma das mais jovens seleções deste torneio, sendo a única cujos jogadores alinham todos em equipas do seu país.

Com uma linha da frente muito móvel e rápida, com Sterling e Lingard em destaque, e com a eficácia de Kane, a Inglaterra precisa, contudo, de um teste mais difícil, depois dos triunfos de hoje e sobre a Tunísia (2-1), para se aquilatar da sua verdadeira potencialidade.

A história do jogo quase se resume aos sete golos marcados, merecendo destaque o primeiro de sempre do Panamá num mundial de futebol: Baloy, veterano de 37 anos, reduziu para 6-1 aos 78 minutos e os adeptos panamianos festejaram como se de uma vitória se tratasse.

Mas o Panamá, que se estreou na Rússia num Mundial, mostrou todas as suas fragilidades logo aos oito minutos, com Stones a aparecer completamente solto após um canto da direita: o central do Manchester City fez um autêntico 'penálti' de cabeça e inaugurou o marcador.

Aos 22 minutos, Lingard foi 'atropelado' por dois defesas e, na conversão da grande penalidade, Kane não perdoou e fez o segundo dos britânicos.

Lingard, aos 36, marcou o golo do jogo, com um 'tiro' de fora da área que não deu hipóteses ao guardião panamiano e, pouco depois, Stones 'bisou', também de cabeça, ao fazer a recarga a uma primeira defesa de Jaime Penedo, após jogada de 'laboratório' dos ingleses (40).

A ingenuidade do Panamá refletia-se também na marcação aos adversários nos cantos e o árbitro não perdoou um agarrar evidente de Escobar sobre Kane. O avançado do Totthenham cobrou a grande penalidade e fez o quinto da Inglaterra (45+1).

Na segunda parte, os ingleses tiraram o 'pé do acelerador' e só marcaram mais um golo, novamente por Kane, que faz o primeiro 'hat trick' da prova, mas de forma fortuita, porque não teve qualquer intenção de desviar o remate de Loftus-Cheek.

Aos 78, Baloy, que tinha entrado pouco antes, fez história com o golo de honra do Panamá e não resistiu à emoção que se estendeu às bancadas, onde os adeptos da seleção centro-americana se encontravam.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?