loading

Crónica: Uruguai aproveita fraquezas russas e vence o Grupo A

O Uruguai impôs-se hoje de forma categórica à anfitriã Rússia, por 3-0, e venceu grupo A do Mundial2018 de futebol, do qual sairá o adversário de Portugal nos oitavos de final, caso a seleção lusa confirme a qualificação.

Crónica: Uruguai aproveita fraquezas russas e vence o Grupo A

Os sul-americanos resolveram a questão em Samara ainda na primeira parte, com um golo de Suárez, aos 10 minutos, e um autogolo de Cheryshev, aos 23, mas foi a expulsão de Smolnikov, aos 36, que deitou por terra as melhores expectativas da seleção europeia, a qual acabou por consentir o terceiro golo a Cavani, em cima dos 90.

O Uruguai completou o percurso 100% vitorioso no grupo A e vai defrontar nos ‘oitavos’ o segundo classificado do Grupo B, enquanto a Rússia medirá forças com o vencedor da ‘poule’, posição ocupada pela Espanha, em igualdade pontual com Portugal, que ainda hoje defronta o Irão.

Já qualificadas à partida para a última ronda, na sequência dos triunfos sobre o Egito e a Arábia Saudita, os treinadores das duas seleções promoveram várias alterações em relação aos jogos anteriores, o que valeu a estreia do sportinguista Coates no torneio e logo a titular, no eixo da defesa uruguaia.

A seleção sul-americana não demorou muito tempo para se colocar em vantagem, aos 10 minutos, graças a um remate fulminante do avançado Suárez, na marcação de um livre direto, ainda que a bola tenha entrado na baliza junto ao poste mais próximo do guarda-redes Akinfeev.

A Rússia respondeu de imediato, por intermédio de Cheryshev, que obrigou o guardião Muslera a defesa de recurso, mas o ‘extremo’ da equipa anfitriã só conseguiu acertar na baliza errada, ao desviar o remate de Laxalt, aos 23 minutos, tornando inútil a estirada de Akinfeev.

O Uruguai poderia ter aumentado cinco minutos mais tarde, aos 28, quando Bentancur permitiu a defesa de Akinfeev, depois de se ter isolado perante o guarda-redes da Rússia, que ficou em posição muito fragilizada pouco depois, na sequência da expulsão de Smolnikov, por acumulação de cartões amarelos, aos 36.

O intervalo trouxe uma seleção russa resignada à sua sorte e um adversário satisfeito com o pecúlio amealhado na fase inicial da partida, o que resultou numa segunda parte menos agitada, que só conheceu alguma animação no último quarto de hora.

Akinfeev ainda conseguiu deter a tentativa do recém-entrado Cristian Rodríguez, aos 82 minutos, e de se opor com brilhantismo ao desvio de cabeça de Godín, na sequência de um pontapé de canto, mas foi incapaz de evitar que a recarga de Cavani se traduzisse no terceiro golo do Uruguai, aos 90.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?