loading

Mundial-2018: Fernando Santos invicto nos 15 jogos com Portugal em fases finais

O treinador Fernando Santos atinge os oitavos de final do Mundial de futebol de 2018 ainda invicto ao comando de Portugal em fases finais, quando vai já cumprir o 16.º encontro, no sábado, com o Uruguai, em Sochi.

Mundial-2018: Fernando Santos invicto nos 15 jogos com Portugal em fases finais

Em 15 encontros, entre Europeu (2016), Taça das Confederações (2017) e Mundial (2018), Fernando Santos contabiliza sete empates e oito derrotas, com um saldo muito positivo de golos - 23 marcados e 12 sofridos.

Com o atual selecionador, Portugal conta, ainda assim, uma eliminação, nas meias-finais na Taça das Confederações, já que ao ‘nulo’ nos 120 minutos - o resultado que vale para a estatística – seguiu-se um 0-3 nos penáltis, com o Chile.

De resto, no reinado de Fernando Santos, a seleção nacional - que também não perdeu, ainda com Paulo Bento, os dois últimos jogos no Mundial2014 - seguiu sempre em frente, sendo que o conseguiu na fase de grupos do Euro2016, em França, com três igualdades, face a Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3).

A formação das ‘quinas’ passou como terceira do seu agrupamento e não se antevia uma ‘vida longa’, mas, sem as equipas mais fortes do seu lado do ‘quadro’, conseguiu chegar à final, ao bater sucessivamente Croácia, Polónia e País de Gales.

Portugal superou os croatas por 1-0, após prolongamento, com um tento de Ricardo Quaresma, os polacos nas grandes penalidades (5-3), após 1-1 nos 120 minutos, num embate em que Renato Sanches marcou, e o País de Gales por 2-0, selado por Ronaldo e Nani.

Na final, face à equipa da casa, Cristiano Ronaldo saiu bem cedo, lesionado, após entrada forte de Payet, mas a formação das ‘quinas’ conseguiu chegar, ainda assim, ao seu primeiro grande título, graças a um tento de Éder no tempo extra.

A ‘saga’ da invencibilidade de Fernando Santos prosseguiu na Taça das Confederações, disputada na Rússia, o ano passado, num trajeto com dois triunfos (1-0 à equipa da casa e 4-0 à Nova Zelândia) na fase de grupos, após um empate (2-2 com o México).

Seguiu-se o desaire nos penáltis com o Chile, mas Portugal não saiu a perder da Rússia, pois, a fechar, conquistou o terceiro lugar, ao vencer, com reviravolta, o México por 2-1, após prolongamento, com tentos de Pepe e Adrien Silva, de penálti.

No Mundial2018, Portugal esteve a perder por 3-2 com a Espanha no jogo de estreia, depois de ter liderado por 1-0 e 2-1, mas salvou a invencibilidade a dois minutos do final, graças a um livre direto de Cristiano Ronaldo, autor de um ‘hat-trick’.

Depois, os comandados de Fernando Santos venceram Marrocos por 1-0, com novo tento de Ronaldo, e, a fechar a fase de grupos, empataram 1-1 com Irão, num jogo em que se adiantaram, numa ‘trivela’ de Quaresma, para, com 1-0, Ronaldo falhar um penálti.

O 16.º embate de Fernando Santos em fases finais ao comando de Portugal está marcado para sábado, face ao Uruguai, nos oitavos de final do Mundial de 2018, pelas 21:00 locais (19:00 em Lisboa), no Estádio Fisht, em Sochi.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?