loading

I Liga: FC Porto e Benfica aguardam por Marega e Jonas, Sporting perde meio ‘onze’

FC Porto e Benfica podem estar prestes a ficar sem as principais referências ofensivas, Marega e Jonas, respetivamente, enquanto o Sporting resgatou Nani no ‘mercado' de transferências de futebolistas, depois de ter ficado sem metade do ‘onze' titular.

I Liga: FC Porto e Benfica aguardam por Marega e Jonas, Sporting perde meio ‘onze’

A pouco mais de três semanas do fecho da ‘janela' de inscrições e em vésperas de se estrearem na I Liga, ‘dragões' e ‘águias' estão na expetativa sobre o futuro imediato dos dois avançados, que, inclusive, ficaram de fora das opções de Sérgio Conceição e Rui Vitória para o arranque oficial das duas equipas.

Jonas, melhor marcador da última edição da I Liga, poderá rumar aos árabes do Al-Nassr, sendo que a grande figura do Benfica nas últimas épocas foi pouco utilizada no decorrer da pré-temporada e nem foi convocado para o embate com o Fenerbahçe, da pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Após a vitória frente aos turcos, o presidente dos ‘encarnados’, Luís Filipe Vieira, assumiu a vontade de o clube contar com avançado brasileiro, que tem mais um ano de contrato, admitindo que uma eventual renovação depende de Jonas.

Já Marega, que na última época anotou 22 golos no campeonato, não participou na Supertaça Cândido de Oliveira, conquistada pelo FC Porto, e tem sido associado aos ingleses do West Ham. A formação londrina tem até quinta-feira para concretizar o eventual interesse no maliano, dia em que encerram as inscrições em Inglaterra.

De resto, os portistas continuam à procura de mais soluções para preencher a equipa às ordens de Sérgio Conceição, que perdeu Ricardo Pereira, por quem o Leicester pagou 20 milhões de euros (ME), e Marcano, que terminou contrato e rumou à AS Roma.

O jovem Diogo Dalot, vendido ao Manchester United, por 22 ME, e Gonçalo Paciência, que saiu para o Eintracht Frankfurt, são outras ‘baixas' nos ‘azuis e brancos', aos quais se juntam Reyes, Osorio, André André, Waris e os recentes reforços Ewerton e Saidy Janko, que também receberam ‘guia de marcha' do técnico.

No que diz respeito às entradas, o FC Porto assegurou os defesas João Pedro (ex-Bahia), Mbemba (ex-Newcastle) e Éder Militão (ex-São Paulo), e viu regressar de empréstimo Chidozie, Adrián López e André Pereira, ainda que só o último pareça ter lugar garantido na versão final do plantel.

O Benfica ofereceu oito reforços ao treinador Rui Vitória, tendo chegado à Luz o guarda-redes Vlachodimos, os defesas Ebuehi (que, entretanto, se lesionou com gravidade), Conti, Lema e Yuri Ribeiro, que regressou de empréstimo, o médio Alfa Semedo e os avançados Castillo e Ferreyra, este proveniente do Shakhtar Donetsk.

Ainda com Jonas em dúvida, a lista de saídas resume-se a João Carvalho, que rumou ao Nottingham Forest, por 15 ME, Diogo Gonçalves, cedido ao mesmo clube, Raúl Jiménez, emprestado ao Wolverhampton, Eliseu, que terminou contrato, e Paulo Lopes, que encerrou a carreira.

Contudo, ainda existem algumas indefinições na formação da Luz, as quais poderão estar diretamente ligadas com uma eventual entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, como é o caso de Rúben Dias. O central está sob a ‘mira' dos franceses do Lyon, que estariam dispostos a pagar 30 ME pelo passe do internacional luso.

O Sporting foi, entre os três ‘grandes', aquele que mais mexidas sofreu no plantel, agora orientado por José Peseiro. Rui Patrício e Gelson Martins rumaram ao Wolverhampton e ao Atlético de Madrid, respetivamente, na sequência das rescisões de contrato, William Carvalho obrigou o Bétis a pagar 20 ME, Piccini assinou pelo Valência (8 ME) e Fábio Coentrão regressou ao Real Madrid, após a cedência aos ‘leões'.

De Alvalade partiram Bryan Ruiz (Santos), que terminou contrato, Podence (Olympiacos), Rúben Ribeiro e Rafael Leão, estes três últimos após pedidos de rescisão dos seus contratos.

No que diz respeito às entradas, Nani é o principal nome entre os reforços, naquela que será a terceira passagem do internacional luso pelos ‘verde e brancos'. Raphinha, Bruno Gaspar, Viviano, Renan Ribeiro e Marcelo, além de Matheus Pereira e Carlos Mané, que estiveram cedidos, são as outras novidades na formação ‘leonina'.

Entre os europeus, o Sporting de Braga fez a vontade ao treinador Abel Ferreira e manteve a grande maioria dos atletas da última temporada, perdendo Danilo e André Horta, mas reforçando-se, por exemplo, com João Palhinha, cedido pelo Sporting, Eduardo, ex-médio do Estoril Praia, e João Novais, proveniente do Rio Ave.

De resto, nos vila-condenses assistiu-se a uma verdadeira ‘debandada', já que, além do agora médio ‘arsenalista', também saíram Cássio, Marcelo, Pelé, Francisco Geraldes e Guedes. Em sentido inverso chegaram jogadores como Makaridze, Galeno, Afonso Figueiredo ou Bruno Moreira.

Fora das competições europeias desta temporada, o Vitória de Guimarães está a construir um plantel com potencial para altos voos e à imagem do seu novo treinador, Luís Castro. Já sem Raphinha (Sporting), Rafael Miranda e Heldon, os vitorianos reforçaram-se com André André, Pedro Rodrigues, Ola John, Dodô, Davidson, Tozé, Rafa Soares e João Carlos Teixeira.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?