loading

Crónica: Desp. Aves e Tondela empatam no arranque da segunda jornada

Desportivo das Aves e Tondela somaram hoje os primeiros pontos na I Liga de futebol, ao empatarem 2-2 no arranque da segunda jornada, num jogo com alternância no marcador e que ficou marcado pela eficácia dos viseenses.

Crónica: Desp. Aves e Tondela empatam no arranque da segunda jornada

Delgado adiantou o Tondela, aos três minutos, no primeiro ataque do jogo, mas o Aves reagiu bem e logrou dar a volta ao resultado com tentos de Derley, aos 13, e de Nildo, aos 60. Melhor no jogo na maior parte do tempo, os avenses acabaram por ser novamente surpreendidos aos 74 minutos, num lance de contra-ataque concluído por Sabbag.

O jogo opunha duas equipas sedentas de pontos, depois das entradas em falso de ambas no campeonato, e na antevisão os dois técnicos deixaram claro ao que iam: enquanto José Mota pedia paciência aos jogadores do Aves e menos espaço para o adversário, Pepa dizia que a ideia de jogo do Tondela se sobrepõe a quaisquer alterações no 'onze'.

Na verdade, os viseenses apresentaram somente duas alterações relativamente ao jogo inaugural, contra três dos locais, que apresentaram uma dupla de centrais diferente, mas sofreram mais com as ausências do experiente Ricardo Costa, por castigo, e de David Bruno, lesionado, o que obrigou a adaptações no setor defensivo: Moufi surgiu na direita e o médio Bruno Monteiro recuou para central.

Apesar dos avisos de Mota, a dinâmica de jogo do Tondela nas transições vingou logo aos três minutos, num movimento simples em que a bola viajou de Moufi, na direita, para Miguel Cardoso, na esquerda, que serviu Delgado, ao meio, para o golo inaugural.

O Aves reagiu bem ao golo madrugador, não se deixando perturbar com a desvantagem, e com uma pressão alta, acompanhada pela colocação do estreante El-Adoua no centro do terreno, passou a ter mais bola e o domínio do jogo, anulando as tentativas de contra-ataque do adversário.

A exploração da velocidade de Nildo e Amilton nos corredores era um bom prenúncio, mas foi de bola parada que o Aves fez as primeiras aproximações perigosas à baliza: aos oito minutos, Cláudio Ramos ainda conseguiu impedir o empate com uma defesa junto ao poste, mas já não teve reação, cinco depois, ao cabeceamento de Derley, após de livre de Nildo da esquerda.

O Aves acentuou o seu domínio num jogo em que o Tondela quase não tinha bola e a anunciada reviravolta no marcador poderia ter surgido mais cedo, em três ocasiões, com Derley em plano de evidência. No primeiro lance, aos 32 minutos, o avançado brasileiro ainda festejou o golo, mas Artur Soares Dias, auxiliado mais tarde pelo vídeoárbitro, mandou jogar.

O golo que o Aves fez por merecer chegou somente aos 60 minutos, numa desmarcação de Nildo a partir de uma assistência de calcanhar de Derley.

Com a vantagem no marcador, o Aves, agora menos pressionante, permitiu algumas iniciativas ao Tondela, cujo ataque tinha sido refrescado com as entradas de Murillo e Sabbag, tendo pertencido a este último, aos 74 minutos, o golo do empate, num contra-ataque iniciado numa perda de bola ofensiva do Aves.

Os locais ainda forçaram o ataque e até podiam ter voltado à vantagem, num lance de Michel Douglas, aos 87 minutos, mas faltava tempo e, também, algum discernimento.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?