loading

Luís Castro: «É um começo que nos deixa apreensivos»

Declarações de Luís Castro (treinador do Vitória de Guimarães) após o jogo com o Feirense, da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol, que terminou com um triunfo da equipa visitante, por 1-0.

Luís Castro: «É um começo que nos deixa apreensivos»

«Não temos estado ao nível da pré-epoca, na nossa forma de jogar e na nossa estabilidade emocional. Essa estabilidade baixou muito há 15 dias [com a derrota frente ao Tondela, para a Taça da Liga]. Senti ao longo do jogo desvios àquela que devia ter sido a nossa forma de jogar. Embora tenhamos tido o jogo controlado a maior parte do tempo, fomos perdendo a confiança ante um adversário com bloco bem montado, com boas saídas. Quando quisemos ir à procura de um bocadinho mais, ficámos limitados pela inferioridade física. Não é uma desculpa para o que aconteceu. Devíamos ter feito mais. Não o conseguimos.

Não há nenhuma derrota que passe ao lado das equipas, nem da massa associativa, nem da equipa técnica. Abala a confiança. Temos cinco dias para preparar o próximo jogo. Não nos podemos distrair com coisas acessórias. Temos de nos focar no próximo jogo [com o FC Porto]. Temos de olhar em frente, de perceber que só com confiança e ambição podemos inverter este ciclo negativo. Muitas vezes estes ciclos negativos a meio, de duas derrotas seguidas, não têm tanto peso como no início. No início, há a expetativa de que as equipas façam tudo bem. O meu trabalho é fazer tudo para que os índices de confiança não caiam em níveis ainda mais baixos.

Os jogos não podem ser dominados de forma aparente, mas efetiva. Quando temos a bola, temos de construir e não temos construído o número de ocasiões suficientes para chegar ao golo. O adversário cria duas ou três ocasiões e faz-nos [golo].

Quando eu olho para uma semana de trabalho, olho na perspetiva de melhorar a equipa e de estar melhor do que no jogo anterior. Eu digo sempre que acredito que vou vencer os jogos. O que eu disse [na antevisão] foi algo mal interpretado pelo Nuno Manta. Vamos perseguir sempre o objetivo fundamental, que é ganhar. A desconfiança levou-nos naturalmente a fazer coisas que fogem ao que queremos fazer. Essa desorganização está a ser fatal. Uma equipa que ataca bem é uma equipa que defende bem. Não temos atacado bem, e, por isso, estamos a sentir dificuldades a defender. Mas não foi por falta de atitude [que falhámos].

Sim, é [preocupante a lesão de Dodô]. Ainda vai para reavaliação amanhã [terça-feira]. Ficou impedido de prosseguir em jogo de forma normal. Tivemos de passar o Tyler [Boyd] para lateral e o Dodô um pouco mais à frente, para não estar tão exposto no momento defensivo.

Um plano B confundirá ainda mais o que não está totalmente assimilado. Para haver um 4x4x2, tem de haver um conjunto de ligações. Eu estava à espera que a equipa dominasse o que tem de dominar, antes de passar a uma fase em que tem de arriscar um pouco mais. Se passarmos a essa estrutura, sem estarmos bem cimentados, vai ser ainda mais difícil.

É um começo que nos deixa apreensivos. No universo Vitória, ninguém está habituado a ter zero pontos à segunda jornada. Temos de continuar a trabalhar. Não podemos lamentar-nos. O que mais peço aos jogadores é para continuarem a confiar em si próprios. A massa adepta está desiludida e nós também, connosco próprios».

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?