loading

Crónica: FC Porto dá a volta ao Santa Clara e vence nos Açores

O líder FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, após ter estado a perder no reduto da formação açoriana.

Crónica: FC Porto dá a volta ao Santa Clara e vence nos Açores

Em resposta a uma melhor entrada dos ‘dragões’, o Santa Clara foi o primeiro a chegar ao golo, através de Zé Manuel, aos 38 minutos, mas os portistas chegaram ao empate em cima do intervalo, por Soares, aos 45+1, em aos 56, Marega selou a reviravolta.

O FC Porto, em busca da sexta vitória consecutiva na prova e 13.º em todas as competições, após o 0-1 na Luz, entrou forte e, logo aos quatro minutos, só uma grande defesa de Marco travou o cabeceamento de Marega e o primeiro golo dos campeões.

Aos 11 minutos, novo lance com os mesmos intervenientes e Marco de novo a brilhar, numa excelente defesa em resposta ao remate de Marega, isolado por um passe longo do guarda-redes Casillas, que, aos 18, teve de se aplicar para deter centro de Patrick.

Pouco depois, Herrera surgiu solto na área, após cruzamento de Soares, mas falhou o cabeceamento à baliza de Marco, numa jogada anulada após consulta ao vídeoárbitro.

Aos 26 minutos, o Santa Clara podia ter marcado, após excelente trabalho individual de Patrick, mas Éder Militão, com Casillas já batido, conseguiu um corte decisivo, que festejou com um golo.

No minuto seguinte, festejou-se o golo do FC Porto, mas o remate de Soares acabou anulado devido a fora de jogo. Na sequência da jogada, o guarda-redes Marco queixou-se do joelho, ainda tentou prosseguir, mas acabou substituído por Serginho.

O Santa Clara acabou por adiantar-se aos 38 minutos, através do ex-portista Zé Manuel, que cabeceou em plena pequena área, liberto de marcação, correspondendo da melhor maneira a um centro da direita de Martin Chrien.

No primeiro de sete minutos de descontos, o FC Porto conseguiu, porém, chegar à igualdade, através de Soares, servido por Marega, na recarga a uma defesa de Serginho a um primeiro remate de Oliver.

Antes das duas equipas recolherem ao balneário, Fernando ainda fez um cabeceamento perigoso, fazendo a bola passar perto da baliza do FC Porto.

Sérgio Conceição fez a equipa do FC Porto entrar para a segunda parte com uma alteração, trocando Óliver por Ótávio.

E, os ‘dragões’ não demoraram a passar para a frente do marcador, o que aconteceu aos 56 minutos, em mais um remate, desta vez de Soares, que Serginho defendeu para a frente, aparecendo Marega a atirar vitoriosamente.

O Santa Clara respondeu quase de imediato e, aos 60 minutos, só não marcou porque Casillas fez uma excelente defesa, a um remate forte de Fernando.

Pouco depois, Brahimi ‘brincou’ com os defesas do Santa Clara e consegue chegar à ‘cara’ de Serginho, mas rematou à figura. O guardião dos ‘encarnados’ de Ponta Delgada socou, permitindo nova recarga, mas Soares cometeu falta.

Até ao final, o Santa Clara não desistiu, mas Casillas voltou a mostrar muita atenção aos 85 minutos e, já em cima dos 90, Caio atirou ao lado, após cruzamento da direita de Fernando.

Programa da jornada

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
Portimonense - V. Setúbal, 3 - 1
Sp. Braga - Feirense, 4 - 0

Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Boavista - Tondela, 2 - 0
Desp. Chaves - Moreirense, 1 - 2
Desp. Aves - V. Guimarães, 1 - 1
Santa Clara - FC Porto, 1 - 2

Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Rio Ave - BSAD, 2 - 2
Marítimo - Benfica, 0 - 1
Sporting - Nacional, 5 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?