loading

José Mourinho distinguido com Grau Doutor Honoris Causa

José Mourinho é a primeira figura portuguesa ligada ao futebol a ser distinguida, em Portugal, com o doutoramento honoris causa, título que lhe será atribuído pela Faculdade de Motricidade Humana, a 16 de Fevereiro.

José Mourinho distinguido com Grau Doutor Honoris Causa

Apesar de ser o único português, José mourinho não tem o exclusivo do futebol nos doutoramentos honoris causa pelas universidades portuguesas.

Em 2001, o brasileiro João Havelange, antigo presidente da FIFA, e actual presidente honorário do organismo, foi agraciado com o mesmo título pela Universidade do Porto.

Havelange foi eleito em 1974 e ficou à frente do organismo que rege o futebol internacional até 1998. Organizou seis Mundiais de futebol, criou os campeonatos do mundo de futebol nas categorias masculinas de sub-17, sub-20 e seniores femininos, tendo recuperado para a FIFA a filiação da China, afastada por razões políticas durante mais de duas décadas.

No mesmo ano de 2001, Mário Moniz Pereira, considerado o pai do atletismo português, juntou ao seu vasto leque de homenagens a distinção honoris causa pela Universidade Técnica de Lisboa.

Na área do desporto foram ainda agraciados pela Universidade do Porto, os docentes, investigadores e orientadores científicos, Alfredo Gomes de Faria Júnior, em 2004 e Hans-Joachim Appell e Eckhard Meinber, em 2006, pela sua contribuição para a Faculdade de Desporto.

A Universidade de Évora distinguiu, também em 2006, o empresário Rui Nabeiro, presidente do Campomaiorense entre 1973 e 1990, mas cujo honoris causa foi atribuído devido pelo seu contributo social à cidade de Campo Maior, onde está sedeada a sua empresa de cafés Delta.

Ao site da Gestifute, empresa responsável pelo seu agenciamento, José Mourinho afirmou que se sente ''feliz e honrado'' pela distinção da Faculdade onde se licenciou.

''Para mim é um motivo de orgulho, porque sempre quis ser um exemplo do bom trabalho de preparação e educação desportiva que é dado por professores desta faculdade, de há muitos anos a esta parte'', explicou o treinador no início de Dezembro, quando soube da distinção.

Mourinho, orienta actualmente os italianos do Inter de Milão, mas evidenciou-se ao serviço do FC Porto, pelo qual conquistou dois campeonatos nacionais, a Taça UEFA (2002/2003) e a Liga dos Campeões (2003/2004), e do Chelsea, clube que levou à conquista de dois títulos da primeira Liga inglesa, após 50 anos de jejum.

A atribuição do grau honoris causa tem por pressuposto o reconhecimento pela Universidade do mérito evidenciado por personalidades que, nem sempre pertencentes à vida académica, se distinguem pela sua acção nos mais diversos contextos da sociedade.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?