loading

Honoris Causa: Mourinho volta à faculdade por um dia

José Mourinho vai regressar segunda-feira, por um dia, à Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), para se tornar o primeiro português com um doutoramento ''honoris causa'' em futebol.

O treinador de futebol do Inter de Milão, vencedor da Taça UEFA e da Liga dos Campeões com o FC Porto, vai chegar a Lisboa pela manhã e vai voltar a Milão no final da tarde, após um dia recheado, no Vale do Jamor.

Apesar das críticas de alguns catedráticos da instituição, insinuando que o processo não tinha seguido os trâmites normais, o reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Fernando Ramôa Ribeiro, defendeu que Mourinho mereceu ''uma quase unanimidade no Senado (da UTL)''.

''Foi um processo normalíssimo. A Faculdade de Motricidade Humana (FMH) propôs dois títulos Honoris Causa, o de José Mourinho e o do professor alemão Dietmar Schmitbelicher, e é estranho que só falem agora do de Mourinho'', afirmou.

''Il Speciale'' vai começar por uma visita às instalações da faculdade que frequentou, seguindo-se, pelas 11:00, um encontro com actuais estudantes.

Depois de um cortejo académico, pelas 14:30, a cerimónia de atribuição do grau honorífico a Mourinho está prevista para as 15:00, antes de uma conferência de imprensa do técnico ''nerazzurri'', pelas 16:15.

''Eleito o melhor treinador do Mundo por duas vezes consecutivas pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), é uma referência na abordagem ao treino e na liderança das equipas'', lê-se em comunicado da FMH da UTL.

Em 2001, o brasileiro João Havelange, antigo presidente da FIFA, e actual presidente honorário do organismo, foi agraciado com o mesmo título pela Universidade do Porto.

No mesmo ano, Mário Moniz Pereira, considerado o pai do atletismo português, juntou ao seu vasto leque de homenagens a distinção ''honoris causa'' pela Universidade Técnica de Lisboa.

Na área do desporto foram ainda agraciados pela Universidade do Porto os docentes, investigadores e orientadores científicos Alfredo Gomes de Faria Júnior, em 2004, e Hans-Joachim Appell e Eckhard Meinber, em 2006, pela sua contribuição para a Faculdade de Desporto.

A Universidade de Évora distinguiu, também em 2006, o empresário Rui Nabeiro, presidente do Campomaiorense entre 1973 e 1990, mas cujo ''honoris causa'' foi atribuído pelo seu contributo social à cidade de Campo Maior, onde está sedeada a sua empresa de café.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?