loading

Futebol foi modalidade com mais infrações em 2011

O futebol foi a modalidade na qual se registou um maior número de casos de doping durante o ano de 2011, mais de metade dos quais relacionados com o consumo de drogas sociais, indicam dados revelados na quinta-feira.

Futebol foi modalidade com mais infrações em 2011

De acordo com a Autoridade Antidopagem de Portugal (Adop), foram registadas no ano passado 43 violações, num total de 52 modalidades, o que representa um decréscimo em relação a 2010, quando foram detectadas 59 infracções em 26 desportos.

O futebol, que em 2010 tinha registado 12 casos positivos, manteve o registo, seguido do voleibol, com um total de oito casos, cinco dos quais por outras violações não relacionadas com o consumo.

No ciclismo, houve uma diminuição de casos positivos, passando de 11 para três em 2011.

Luís Horta, director da Adop, destacou os casos relacionados com consumo de drogas sociais, que aumentaram um por cento em relação a 2010, justificando o resultado como um reflexo da sociedade.

''Isso é fruto do que, infelizmente, acontece na nossa sociedade'', afirmou.

O total das amostras analisadas diminuiu para 3200, sendo que 1133 foram recolhidas fora de competição, fatia que mereceu destaque por parte de Luís Horta, já que não foi verificada qualquer violação.

Das 3.200 amostras recolhidas, 1097 dizem respeito ao futebol (349 fora de competição), seguindo-se o atletismo, com 345 amostras, e o ciclismo, com 205.

Presente na apresentação dos resultados do programa nacional de antidopagem esteve o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, que realçou a importância da Adop e felicitou os seus integrantes, que tem têm trabalhado no combate ao ''cancro do desporto''.

''A dopagem é uma matéria muito séria e importante. O doping é o cancro do desporto. Como membro do Governo, com a tutela da juventude, preocupa-me passar essa mensagem aos jovens'', sublinhou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?