loading

Fogo: 15 grandes incêndios ainda ativos ao início da noite

Um homem morreu hoje carbonizado num incêndio que lavra desde domingo no concelho de Ourém e outros dois sofreram ferimentos ligeiros na queda de um helicóptero. Portugal registou 224 incêndios.

Fogo: 15 grandes incêndios ainda ativos ao início da noite

A circulação ferroviária na linha do Norte, condicionada desde a tarde de domingo devido aos incêndios florestais, foi hoje completamente restabelecida às 05:50, com a reabertura nos dois sentidos do troço entre Albergaria e Caxarias, indicou a REFER.

O homem que morreu carbonizado esta madrugada no concelho de Ourém era proprietário de um aviário que tentava defender do avanço das chamas, disse à Lusa fonte da GNR de Santarém.

A mesma fonte adiantou que a vítima mortal do incêndio que lavra em Ourém há mais de 30 horas tinha 54 anos, tendo sido encontrada no lugar de Resouro, freguesia de Urqueira, uma situação que a Polícia Judiciária está a investigar.

Segundo o presidente da câmara municipal, Paulo Fonseca, o fogo consumiu duas casas de habitação permanente e algumas devolutas, destruindo ainda uma empresa de plásticos na qual trabalhavam algumas dezenas de pessoas.

Às 16:00, o incêndio em Mata, no concelho de Ourém e no distrito de Santarém, progredia em quatro frentes e estava a ser combatido por 536 homens e 158 veículos, ajudados por três meios aéreos.

Também no concelho de Ourém, a queda de um helicóptero de combate ao fogo fez hoje dois feridos ligeiros. O heli-bombardeiro pesado Canave caiu junto do parque de merendas de Espite.

Em Carapinha, concelho de Tábua, distrito de Coimbra, um incêndio que lavrava desde as 05:20 de hoje com quatro frentes ativas, que foi combatido por 314 operacionais apoiados por 81 veículos e três meios aéreos e que chegou a ser dado como dominado, sofreu um reacendimento, que levou esta tarde ao corte da circulação rodoviária no IC6 durante cerca de duas horas.

Segundo a Proteção Civil de Tábua, a povoação da Carapinha chegou a estar em risco.

Em Seia, os habitantes da aldeia de Sazes Velho foram hoje à tarde retirados para o lar de idosos de uma povoação vizinha, como medida de precaução, devido ao incêndio florestal de grandes proporções que lavra naquela zona.

Também hoje à tarde, a Estrada Nacional 115-2, que liga os concelhos de Torres Vedras e Cadaval, esteve cortada ao trânsito devido a um incêndio florestal com três frentes ativas que deflagrou numa área de floresta entre as localidades da Ermegeira e do Ramalhal, no concelho de Torres Vedras.

No concelho da Vidigueira, um incêndio que lavrava desde a madrugada de hoje tinha, às 18:10, três frentes ativas e os acessos difíceis e o vento estavam a complicar o combate às chamas. Embora a queimar uma área extensa nas zonas de Cabeça do Miguel, Alcaria e Gagos, o fogo não estava então a colocar habitações em risco.

Em Alvarim, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, lavra desde as 14:37 um incêndio que tinha, passadas quatro horas, quatro frentes ativas e está a ser combatido por 68 operacionais, apoiados por 20 veículos.

Desde as 00:00, Portugal registou 224 incêndios florestais combatidos por 4.466 operacionais e 1.158 veículos, indicou a Proteção Civil num ponto da situação feito às 19:30.

A essa hora havia ainda 15 incêndios de grandes proporções ativos no país, indica a Proteção Civil na sua página da internet.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
18-05-2015 · 17:24

Notícias breves de Portugal

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?