loading

Taça Portugal: FC Porto vence Guimarães e qualifica-se para os 'oitavos'

O FC Porto qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer por 2-0 na visita ao Vitória de Guimarães, detentor do troféu, em jogo da quarta eliminatória da prova.

Taça Portugal: FC Porto vence Guimarães e qualifica-se para os 'oitavos'

A equipa orientada por Paulo Fonseca não teve de fazer uma grande exibição para ser superior em praticamente todo o jogo, excetuando alguns curtos períodos, como os últimos dez minutos em que jogou com menos uma unidade devido à expulsão de Mangala.

A turma de Rui Vitória voltou a mostrar muitas dificuldades na construção de jogo e na criação de oportunidades de golo e algumas fragilidades defensivas que os portistas não perdoaram.

A equipa sentiu ainda a ausência de Abdoulaye, que alinha nos vimaranenses por empréstimo dos “dragões”.

O "patrão" da defesa apresentou queixas após o jogo com o Betis (na quinta-feira, da Liga Europa), mas para a claque vitoriana "White Angels" a questão é pouco clara: "Amigos, amigos, Abdoulaye à parte", podia ler-se numa tarja visível no Estádio D. Afonso Henriques.

Aos 15 minutos, Fernando apareceu sem oposição pelo lado direito e inaugurou o marcador, não sem alguma fortuna já que a intenção do médio parecia ser cruzar, mas a trajetória da bola tomou a direção da baliza e enganou Assis.

O FC Porto chegava com facilidade ao último reduto dos da casa e podia ter aumentado por duas vezes aos 19 e 22 minutos: primeiro, Jackson Martinez rematou ligeiramente ao lado do poste depois de assistência de Josué e depois Mangala quase marcava de pontapé de bicicleta.

O Vitória começou a mostrar vontade em reagir e aos 28 minutos Maazou podia mesmo ter empatado, mas Fabiano fez uma boa defesa.

O lance, contudo, seria interrompido poucos segundos depois por Jorge Sousa que assinalou uma pretensa falta do avançado, mas Maazou limitou-se a aproveitar um choque entre os dois centrais portistas, Otamendi e Mangala.

Apesar de mais em jogo, o Vitória mostrava-se inofensivo no ataque e permeável na defesa.

Aos 41 minutos, Defour "rasgou" a defesa do Vitória com um grande passe e, depois, Lucho só teve de assistir Jackson Martinez e este que encostar e fazer o segundo golo.

No início da segunda parte viu-se um Vitória mais rápido e a tentar reduzir a desvantagem, mas apenas por uma vez visou com real perigo a baliza portista.

Aos 51 minutos, Maazou fugiu pela esquerda e rematou em arco, já com pouco ângulo, para defesa difícil de Fabiano.

As substituições operadas pelos dois técnicos não surtiram grande efeito. Carlos Eduardo foi o melhor dos que entraram e esteve perto de marcar o terceiro dos portistas num remate frontal depois de ter roubado a bola a Barrientos no centro do terreno.

Mas, aos 80 minutos, Mangala viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho e os adeptos minhotos animaram-se um pouco. Maicon entrou para compor o eixo defensivo portista e Crivellaro para o tudo por tudo vitoriano, mas o resultado manteve-se inalterável.

Programa da jornada

Sábado, 9 de Novembro de 2013
Ribeirão - Penafiel, 0 - 2
Cova Piedade - Gil Vicente, 3 - 4 g.p
Arouca - Desp. Chaves, 2 - 0
Benfica - Sporting, 4 - 3 a.p

Domingo, 10 de Novembro de 2013
Camacha - Atlético, 1 - 2 a.p
Académica - Ac. Viseu, 4 - 3 g.p
Marítimo - AD Oliveirense, 3 - 0
Famalicão - Estoril, 0 - 1 a.p
Rio Ave - Sertanense, 4 - 2
V. Setúbal - Santa Maria FC, 2 - 1
Olhanense - Sp. Braga, 1 - 3
V. Guimarães - FC Porto, 0 - 2

Domingo, 17 de Novembro de 2013
Fafe - Desp. Aves, 1 - 2
Tondela - Paços Ferreira, 0 - 1

Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013
Sp. Covilhã - Leixões, 1 - 2
Beira-Mar - Feirense, 3 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?