loading

Alô Brasil: Ronaldo marca três na Suécia e coloca Portugal no Mundial

Cristiano Ronaldo colocou hoje a seleção portuguesa de futebol no Mundial de futebol de 2014, ao marcar os três golos da vitória na Suécia (3-2), em encontro da segunda mão do “play-off” europeu.

Alô Brasil: Ronaldo marca três na Suécia e coloca Portugal no Mundial

O campeonato que se vai realizar no próximo ano no Brasil ficará órfão de Zlatan Ibrahimovic, um dos melhores jogadores da atualidade, mas, em contrapartida, poderá deliciar-se com a genialidade de Ronaldo, que hoje em Solna voltou a ganhar o duelo com o avançado sueco, o qual, ainda assim, marcou os dois golos escandinavos.

Ronaldo, que igualou os 47 golos do recordista Pauleta com a camisola das quinas, inaugurou o marcador aos 50 minutos - imediatamente depois do guarda-redes Rui Patrício ter negado um golo aos anfitriões -, e, já depois de Ibrahimovic ter virado o resultado, aos 68 e 72, acabou com o ânimo sueco ao recolocar Portugal na frente, aos 77 e 79.

O golo marcado há quatro dias pelo "capitão" da equipa lusa, aos 82 minutos do jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa, revelou-se precioso, não tanto por ter decidido a eliminatória, como se poderia esperar, mas acima de tudo porque proporcionou à seleção nacional uma tranquilidade que só foi abalada durante a curta reação sueca.

Portugal qualificou-se pela sexta vez - a quarta consecutiva - para a fase final do Campeonato do Mundo, onde tem como melhor resultado o terceiro lugar conquistado em 1966, em Inglaterra, por Eusébio e os restantes "Magriços", enquanto a Suécia, finalista vencida em 1958, falha a prova pela segunda vez de seguida.

Enquanto Ronaldo se prepara para disputar a grande competição pela terceira vez, a prova do Brasil será uma novidade absoluta para vários jogadores portugueses, entre os quais quatro habituais escolhas do selecionador para a equipa titular: Rui Patrício, João Pereira, João Moutinho e Nani.

A entrada do avançado Hugo Almeida para o lugar de Hélder Postiga, melhor marcador luso na fase de qualificação, com seis golos, foi a única alteração promovida por Paulo Bento em relação ao jogo de Lisboa, numa tentativa de melhorar a capacidade de resposta de Portugal nos lances por alto.

No entanto, foi Bruno Alves que contrariou inicialmente a supremacia sueca no jogo aéreo, ao desviar de cabeça um livre marcado por João Moutinho, obrigando o guarda-redes Isaksson a uma defesa muito complicada, na primeira ocasião de perigo, após 15 minutos de monotonia.

Sem encontrar forma de abrir brechas na boa organização defensiva de Portugal, a Suécia tentou a sua sorte com um remate de longe de Martin Olsson, que saiu ao lado da baliza de Rui Patrício, e foi Ronaldo, já depois da meia hora de jogo, que voltou a testar a atenção de Isaksson.

O "capitão" da equipa lusa poderia ter encaminhado mais cedo a eliminatória, quando se libertou da marcação à entrada da pequena área, mas desviou por cima da barra um bom cruzamento rasteiro de João Pereira e pouco depois foi Hugo Almeida que errou o alvo após solicitação de Ronaldo.

A Suécia recuperou a iniciativa no final da primeira parte, primeiro com um remate de Kim Kallstrom que Rui Patrício defendeu com segurança e depois através de um remate de Ibrahimovic sem deixar a bola cair no chão que saiu sobre a barra, na melhor oportunidade sueca, em cima dos 45 minutos.

A pressão acentuou-se após o intervalo e foi Rui Patrício que salvou a "equipa das quinas" de sofrer o primeiro golo logo aos 49 minutos, ao deter com o corpo o remate a pouco mais de um metro de distância de Sebastian Larsson, após um cruzamento de Ibrahimovic, mais obstinado do que Miguel Veloso na luta pela bola.

No minuto seguinte Portugal pôs um carimbo não oficial no passaporte para o Brasil: João Moutinho desencantou uma assistência para Ronaldo que surpreendeu toda a defesa nórdica e o avançado ganhou facilmente em velocidade a Olsson e rematou cruzado fora do alcance de Isaksson.

Mas quando parecia que a seleção nacional tinha a situação totalmente sob controlo, a Suécia marcou dois golos no espaço de quatro minutos, por intermédio de Ibrahimovic.

O avançado sueco restabeleceu o empate aos 68 minutos, desviando de cabeça após a marcação de um canto sem qualquer oposição por parte da defesa lusa, e consumou a reviravolta aos 72, com um disparo rasteiro na marcação de um livre direto muito próximo da linha de grande área.

Portugal foi encostado "às cordas" e os minutos seguintes foram de forte assédio sueco, mas a equipa lusa, já com o estreante William Carvalho em campo, voltou a ser salva pela sua "estrela": Ronaldo respondeu à letra a Ibrahimovic e operou nova reviravolta no resultado em apenas dois minutos.

Em lances muito semelhantes ao do primeiro tento, o avançado empatou 2-2 aos 77, na sequência de um bom passe de Hugo Almeida, e recolocou Portugal em vantagem por 3-2 aos 79, contornando Isaksson e concluindo com êxito após mais uma assistência primorosa de João Moutinho.

A Suécia resignou-se finalmente ao seu destino e até ao apito final do árbitro inglês Howard Webb foi a seleção lusa que esteve mais perto de aumentar a vantagem, sempre por intermédio do incontornável Ronaldo, que marcou o segundo "hat-trick" por Portugal em pouco mais de dois meses, reeditando a proeza cometida nos 4-2 na Irlanda do Norte.

Programa da jornada

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2013
Islândia - Croácia, 0 - 0
Portugal - Suécia, 1 - 0
Ucrânia - França, 2 - 0
Grécia - Roménia, 3 - 1

Terça-feira, 19 de Novembro de 2013
Roménia - Grécia, 1 - 1
Croácia - Islândia, 2 - 0
Suécia - Portugal, 2 - 3
França - Ucrânia, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?