loading

LC/Grupo G: FC Porto perde em Madrid e fica fora dos oitavos de final

O FC Porto foi hoje eliminado da Liga dos Campeões de futebol, ao perder fora com o Atlético de Madrid, por 2-0, na última jornada do Grupo G, somando pela primeira vez cinco encontros sem vencer na prova.

LC/Grupo G: FC Porto perde em Madrid e fica fora dos oitavos de final

Quatro bolas ao poste e um penálti falhado não explicam a ineficácia do FC Porto na derrota por 2-0, hoje, no terreno do Atlético de Madrid, que afastou os “dragões” da fase seguinte da Liga dos Campeões de futebol.

Enviar bolas ao ferro é sinónimo de oportunidades de golo e, por isso, revelador de um FC Porto que não se coibiu de procurar o sucesso, mas a eficácia da equipa da casa - cinco vitórias e um empate no Grupo G – fez a diferença, apesar de ter deixado repousar grande parte dos seus habituais titulares.

Os portistas, relegados para a Liga Europa, não aproveitaram a “prenda” do Áustria de Viena, que venceu o Zenit por 4-1 (apurado, em segundo lugar no agrupamento) e esbarraram quase sempre na bem organizada defesa da equipa do argentino Diego Simeone, segunda classificada na liga espanhola, com os mesmos pontos do líder Barcelona.

Pouca lucidez na transição ofensiva, ausência de passes de rutura e falta de velocidade (sobretudo na primeira parte), muitos passes falhados e poucas vezes ganhadores de lances no “um para um”, os jogadores portistas revelaram vontade, empenho, mas menos qualidade no toque de bola do que o adversário.

Paulo Fonseca começou por apostar no onze mais habitual da época, com o regresso do médio Fernando e integrando o “capitão” Lucho González, que chegou a estar em dúvida, depois de ter sido substituído, ao intervalo, no passado jogo com o Sporting de Braga (vitória por 2-0).

Por seu lado, Diego Simeone apostou num 4x4x2 com Diego Costa e Raul Garcia na linha da frente, prescindindo de alguns titulares habituais, como o guarda-redes francês Courtois e o extremo turco Arda Turan.

Com a vitória no grupo já garantida, e consequente apuramento já garantido, os “colchoneros” só tiveram que esperar pelas muitas falhas da equipa portuguesa.

E houve falhas à frente e atrás, começando por uma grande penalidade desperdiçada ao 28 minutos, por Josué, a castigar falta do guardião Aranzubia sobre Jackson Martinez, e prosseguindo com três bolas aos “ferros”, duas vezes pelo avançado colombiano (oito e 36 minutos) e Varela (21).

Antes do penálti, Raúl Gárcia abriu o marcador, aos 14 minutos, em lance ganho a Maicon na esquina esquerda da pequena área portista, que culminou com um remate de ângulo quase impossível, que traiu Helton.

No setor defensivo, alguma falta de entrosamento entre setores ia permitindo contra-ataques muito velozes, um dos quais resultou no segundo golo, por Diego Costa, que saiu rápido da marcação dos centrais, acorrendo a um passe de rutura desde o seu meio terreno, e passou por Helton com um toque de cabeça para as suas costas.

Antes do intervalo, quatro portistas - Josué, Jackson Martinez, Defour e Lucho González - já tinham sido admoestados com o cartão amarelo, revelando o nervosismo e alguma impotência em travar os adversários.

Ao intervalo, o técnico portista trocou o muito apagado Josué por Licá, enquanto Simeone fez descansar Diego Costa, entrando David Villa para o seu lugar.

É verdade que o FC Porto se apoderou em definitivo da intermediária adversária e a bola rondou muitas vezes as redes de Aranzubia, mas faltou capacidade de decisão.

Já com Arda Turan ao serviço do Atlético, em campo, Ghilas rendeu Lucho González, aos 64 minutos. E, cinco minutos depois, Licá “meteu a ficha” das bolas ao poste, perdendo-se nova oportunidade de golo portista.

Aos 75, Helton voltou a “tirar” um golo a Raúl Gárcia, numa fase em que o jogo se “desgarrou”, com os portistas em desespero para cumprirem parte da missão que o Áustria de Viena se encarregou de “assumir”.

A 13 minutos do fim, Herrera rendeu Defour, mas o meio-campo portista nada ganhou com o “músculo” do mexicano, pois o que precisava era clarividência e criatividade.

Programa da jornada

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Kobenhavn - Real Madrid, 0 - 2
Plzen - CSKA, 2 - 1
Olympiakos - Anderlecht, 3 - 1
Real Sociedad - Leverkusen, 0 - 1
Bayern München - Man City, 2 - 3
Benfica - PSG, 2 - 1
Man Utd - Shakhtar, 1 - 0

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013
Galatasaray - Juventus, 1 - 0
Milan - Ajax, 0 - 0
Napoli - Arsenal, 2 - 0
Chelsea - Steaua, 1 - 0
Barcelona - Celtic, 6 - 1
Marseille - Dortmund, 1 - 2
Atlético Madrid - FC Porto, 2 - 0
Austria Wien - Zenit, 4 - 1
Schalke 04 - Basel, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?