loading

Liga Zon Sagres: Sporting vence Rio Ave e sobe provisoriamente a segundo

O Sporting venceu hoje fora o Rio Ave, por 2-1, na 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e subiu provisoriamente ao segundo lugar da classificação.

Liga Zon Sagres: Sporting vence Rio Ave e sobe provisoriamente a segundo

O Sporting quebrou hoje uma série de quatro jogos consecutivos sem conseguir vencer o Rio Ave, aplicando hoje à formação de Vila do Conde uma derrota por 2-1, em partida da 20.ª jornada da I Liga de futebol.

Slimani e Carlos Mané, apostas de Leonardo Jardim para a segunda parte, acabaram por ser decisivos para triunfo dos lisboetas, apontando os golos que anularam a vantagem inicial do Rio Ave.

Os donos do terreno tinham, no arranque da segunda parte, beneficiado de um autogolo de Maurício, para inaugurar o marcador, mas não resistiram, depois, a uns 20 minutos finais demolidores do Sporting, que culminaram na reviravolta.

A turma de Alvalade até entrou mais pressionante no jogo, instalando-se no meio contrário, mas não disfarçou dificuldades em abrir brechas numa coesa defensiva do Rio Ave, que ia destruindo as investidas sportinguistas.

Do outro lado, os vila-condenses não se intimidaram com o atrevimento contrário, e respondiam em rápidos contra-ataque, invariavelmente, concluídos com remates longos.

Assim foi aos 10 e aos 21 minutos, com Tarantini e Braga a falharem, por pouco, o alvo, mas a manterem a defesa dos "leões" em alerta.

O Sporting não conseguia estar à altura no capítulo ofensivo e, num futebol muito rendilhado, falhavam, constantemente, no último passe, facilitando a tarefa à defesa da foz do Ave.

Nesta toada, acabou por não surpreender, que a oportunidade mais flagrante da etapa inicial fosse protagonizada pelo Rio Ave, quando, à passagem da meia hora, Hassan e Diego, em posição privilegiada remataram contra os adversários.

O Sporting recolhia para o intervalo com este calafrio e sem evitar os assobios por não ter conseguido, em 45 minutos, criar uma oportunidade de golo digna de registo.

No regresso do descanso, esperava-se que os "leões" surgissem com mais ambição. Mas, ao invés, voltou a ser o Rio Ave a regressar mais afoito no contra-ataque.

Precisamente numa dessas investidas, os vila-condenses, aos 51 minutos, abriram o marcador, contando com a infelicidade de Maurício que desviou a bola para sua baliza, após uma perda de bola de Jefferson.

O defesa brasileiro, na tentativa de um corte a um centro de Diego Lopes, acabou por trair Rui Patrício, oferecendo a vantagem aos nortenhos.

A contrariedade acabou por fazer despertar, finalmente, a equipa lisboeta, que só a partir de então entrou, verdadeiramente, no jogo em termos ofensivos.

Montero, à passagem da hora de jogo, esboçou o primeiro remate perigoso do Sporting, num movimento, replicado, pouco depois, por Heldon.

O Sporting mostrava então, finalmente, as suas garras, e com a entrada de Slimani ganhou mais coração no ataque à baliza de Ederson, tornando-se uma das figuras da equipa ao apontar o golo do empate, a 20 minutos do final.

Depois de um cruzamento bem medido de Jeferson, o ponta-de-lança africano, superou os centrais do Rio Ave, para de cabeça assinar o 1-1.

O golo galvanizou os comandados de Leonardo Jardim, que passaram a dominar os instantes finais, Slimani ameaçou novo golo, mas a reviravolta viria dos pés do Carlos Mané, outro dos trunfos para o segundo tempo, com um remate pleno de oportunidade, aos 85 minutos.

O Rio Ave já não teve tempo de reação e no que restava do jogo limitou-se a atabalhoadas tentativas de respostas, que não ameaçaram o triunfo sportinguista.

Programa da jornada

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2014
Académica - Nacional, 0 - 0

Sábado, 22 de Fevereiro de 2014
Sp. Braga - Arouca, 2 - 2
Rio Ave - Sporting, 1 - 2

Domingo, 23 de Fevereiro de 2014
V. Setúbal - Paços Ferreira, 4 - 0
Olhanense - Gil Vicente, 2 - 1
Marítimo - Belenenses, 2 - 0
FC Porto - Estoril, 0 - 1

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2014
Benfica - V. Guimarães, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?