loading

Liga portuguesa de futebol vale 841 ME e é a oitava mais rica do Mundo

A Liga portuguesa de futebol é a oitava mais valiosa do Mundo, valendo 841 milhões de euros, tendo ultrapassado este ano a liga brasileira, muito "desfalcada" com a saída das suas "estrelas" para a Europa.

Liga portuguesa de futebol vale 841 ME e é a oitava mais rica do Mundo

De acordo com um estudo conduzido pela consultora brasileira Pluri, este ano a liga portuguesa valorizou-se 6 por cento face a 2013, quando valia 791 milhões de euros. Em 2013 e 2012, a liga portuguesa cotou-se em nono lugar no "ranking" dos campeonatos mais valiosos.

O mesmo estudo indica que a Premier League inglesa mantém a liderança na tabela (com um valor estimado em 3,6 mil milhões de euros em 2014, que representa um aumento de 23 por cento), seguido da liga de espanhola (2,59 mil milhões de euros), que cresceu 13 por cento.

No último lugar do pódio surge a primeira surpresa: a Bundesliga alemã valorizou 29 por cento, para 2,381 mil milhões de euros, e relegou para o quarto lugar a Serie A italiana (2,177 mil milhões de euros).

Em quinto lugar surge a Ligue 1 de França (1,709 mil milhões de euros), seguida da primeira divisão da Rússia (1,282 mil milhões de euros), Turquia (1,096 mil milhões de euros) e só depois Portugal (841 milhões de euros) e a Ucrânia (687 milhões de euros).

A grande descida foi protagonizada pelo Brasil, que no estudo da Pluri relativo a 2013 estava em oitavo lugar (à frente de Portugal e da Ucrânia). Em 2013, os 20 clubes que disputam o Brasileirão valiam 935 milhões de euros, pelo que o valor de mercado de 2014 representa uma quebra de 28 por cento.

"A depreciação de 28 por cento do Campeonato Brasileiro foi o maior entre todas as ligas analisadas e reflete o grande número de jogadores que saíram do país, especialmente na janela de transferências do ano passado, entre os quais Neymar [FC Barcelona], Bernard [Shaktar Donetsk] e Paulinho [Tottenham]", indica o estudo da consultora.

Neste trabalho, em vez de contabilizar o valor da contratação ou da cláusula de rescisão, a Pluri calcula o valor de mercado dos futebolistas usando um "software" próprio que analisa 61 critérios específicos, tais como idade, criatividade, regularidade, força física, capacidade de resolver um jogo, aspetos táticos, disciplina, nível do campeonato que disputa, condição clínica, títulos conquistados, convocatórias à seleção nacional ou capacidade de gerar retorno financeiro para o seu clube.

De acordo com a Pluri, o valor de mercado agregado das 25 ligas nacionais mais valiosas do mundo subiu 14 por cento de 2013 para 2014, para 22,6 mil milhões de dólares (16,3 mil milhões de euros).

Os campeonatos que mais de valorizaram no espaço de um ano foi o da China (uma subida de 55 por cento, para 213 milhões de euros, que dá o 25.º lugar), Estados Unidos (mais 36 por cento, para 238 milhões de euros) e Grécia (mais 34 por cento, para 311 milhões de euros).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?