loading

Golo de Lima deixa Benfica com valiosa vantagem para o jogo em Turim

Um golo do suplente Lima, aos 84 minutos, deu hoje ao Benfica uma valiosa vantagem nas meias-finais da Liga Europa de futebol, no triunfo por 2-1 sobre a Juventus, no confronto da primeira mão.

Golo de Lima deixa Benfica com valiosa vantagem para o jogo em Turim

No Estádio da Luz, o avançado brasileiro, que entrou em campo aos 62 minutos para o lugar do apagado Oscar Cardozo, "fuzilou" Buffon com um remate à entrada da área e garantiu aos "encarnados" uma curta vantagem para o encontro da segunda mão, em Turim.

Antes, logo aos dois minutos, o defesa argentino Garay tinha colocado a formação lisboeta na frente do marcador, mas Carlos Tevez refez a igualdade, e marcou um precioso tento fora para a Juventus, aos 73.

À procura da sua décima final europeia, o Benfica somou o terceiro triunfo no Estádio da Luz na receção a este rival italiano, repetindo o resultado alcançado em 1992/93, na altura nos quartos de final da Taça UEFA. Em 1967/68, bateu a "vecchia signora" por 2-0, nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.

Com uma exibição personalizada e adulta, a equipa de Jorge Jesus demonstrou que tem "armas" para poder discutir esta eliminatória com uma Juventus que tem dominado o futebol italiano nos últimos dois anos e que aparece nesta Liga Europa com a possibilidade de jogar a final da prova em "casa".

Dias depois de ter conquistado o 33.º título nacional da história, o Benfica teve direito a novo festejo logo aos dois minutos, quando Garay apareceu sozinho na área italiana e cabeçou com sucesso para as redes do veterano Buffon, na sequência de um pontapé de canto de Sulejami, que rendeu o lesionado Gaitan.

Pouco depois, o extremo sérvio, que somou o seu 50.º jogo nas competições europeias, podia ter mesmo aumentado a vantagem, mas em boa posição atirou o lado.

O Benfica teve uma entrada verdadeiramente "feroz" no encontro, imprimindo alta velocidade aos seus lances ofensivos, perante uma Juventus que, com Pirlo desaparecido, só conseguiu equilibrar o duelo já perto do intervalo.

Mesmo assim, os italianos foram praticamente inofensivos para a baliza de Artur e para a defensiva "encarnada", que se mostrou muito sólida e com Siqueira na esquerda a fazer talvez a sua melhor exibição desde que chegou ao clube.

Na segunda parte, o cenário mudou e Artur, que apareceu no "onze" em detrimento do habitual Oblak, teve que impedir a Juventus de igualar o jogo com uma bela defesa a remate do francês Pogba.

Com o Benfica a mostrar-se em campo bem mais recuado do que na primeira parte, a "vecchia signora" acabou por tomar conta da partida, enquanto os "encarnados" espreitavam sempre o contra-ataque, embora sem grande sucesso.

Numa altura em que a equipa da Luz começava a demonstrar algum cansaço físico, Carlos Tevez silenciou e "gelou" o Estádio da Luz, quando empatou a partida, num lance em que o avançado argentino "sentou" dois defesas "encarnados" já dentro da área e rematou com sucesso.

O golo italiano pareceu ter deitado abaixo a equipa do Benfica, mas, quando menos se esperava, Lima entrou como uma "flecha" na defensiva da Juventus e "fuzilou" Buffon com um remate de primeira, depois de um belo lance entre Enzo Perez e Ivan Cavaleiro.

Pouco depois, o sérvio Markovic podia ter mesmo aumentado a vantagem do Benfica e colocado o Benfica bem mais perto da sua segunda final consecutiva na prova, com um remate que ficou a centímetros da baliza da Juventus.

Programa da jornada

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014
Sevilla - Valência, 2 - 0
Benfica - Juventus, 2 - 1

Quinta-feira, 1 de Maio de 2014
Valência - Sevilla, 3 - 1
Juventus - Benfica, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?