loading

Comemtário: "Poker" de André Silva no Europeu sub-19 garante Mundial

Com um “poker” de André Silva e uma goleada por 6-1 sobre a anfitriã Hungria, Portugal apurou-se hoje para as meias-finais do Europeu de sub-19 de futebol, um resultado que vale o apuramento para o Mundial de sub-20.

Comemtário: "Poker" de André Silva no Europeu sub-19 garante Mundial

Sob chuva contínua, Ivo Rodrigues (32 minutos), de penalti, André Silva (45, 66, 89 e 90+2) e Gelson Martins (75) materializaram em golo a clara supremacia futebolística da equipa de Hélio Sousa, que ainda apanhou um “susto” com o tento de Mervó (73).

O golo sofrido poderia, na altura, anular-lhe a vantagem sobre a Áustria no último desafio do grupo - garantidas as meias-finais, o empate bastará para os lusos garantirem o primeiro lugar do grupo A –, mas o avançado do FC Porto resolveu, em desafio de grande inspiração.

A “equipa das quinas” cedo mostrou ambição quando Rafa, aos dois minutos, viu o seu remate ser ligeiramente desviado pela perna de Taláber e com isso bater na trave.

O melhor futebol luso resultou em golo aos 31, em grande penalidade convertida por Ivo Rodrigues, após falta sobre si próprio.

Apertado pelo guarda-redes, André Silva (35), de cabeça, falhou situação soberana, mas redimiu-se em cima do intervalo fazer o segundo golo, num lance em que beneficiou de uma bola presa na água.

Portugal continuou dominante na etapa complementar e aos 65 Gelson recuperou a bola e isolou André Silva que, após fintar o guarda-redes, e já na pequena área, atirou ao poste, com a baliza completamente deserta.

Contudo, no minuto seguinte, o avançado voltou a marcar, quando, após um cruzamento de Francisco Ramos, cabeceou, sem oposição, para o fundo das redes, ampliando para 0-3.

A Hungria revelava-se impotente para reagir ou questionar o resultado, no entanto, em lance de rápido contra-ataque, Mervó (73) antecipou-se à defesa e, na cara do guarda-redes, reduziu para 3-1.

Portugal apenas precisou de dois minutos para recuperar a vantagem – essencial para manter avanço sobre a Áustria no grupo –, quando Gelson Martins recuperou uma bola e foi em “slalom” até marcar.

André Silva voltou a dar nas vistas aos 89 e 90+2 quando, oportuno, ampliou para 6-1 com dois golos em três minutos, tornando-se já uma figura destes Europeus.

Na sexta-feira, Portugal defronta a Áustria às 17:00, horas de Lisboa, bastando-lhe o empate para vencer o grupo A.
Ficha do Jogo:

Jogo disputado no Pancho Arena, em Felcsut.

Hungria – Portugal, 1-6.

Ao intervalo: 0-2

Marcadores:
0-1, Ivo Rodrigues, 32 minutos (grande penalidade).
0-2, André Silva, 45.
0-3, André Silva, 66.
1-3, Mervó, 73.
1-4, Gelson Martins, 75
1-5, André Silva, 89.
1-6, André Silva, 90+2.

Equipas:

Hungria: Székely, Taláber, Asztalos, Lenzsér, Tamás, Nagy, Németh (Mervó, 46), Kalmár, Farkas (Zsótér, 46), Balogh e Forgács (Varga, 66).
(Suplentes: Hrabina, Bobál, Medgyes, Mervó, Donát Bobal, Zsótér, Varga).

Treinador: Géza Mészoly.

Portugal: André Moreira, Riquicho, Domingos Duarte, João Nunes, Rafa, Tomás Podstawski, Francisco Ramos (Palhinha, 68), Marcos Lopes (Guzzo, 68), Gelson Martins (Jorge Intima, 78), André Silva e Ivo Rodrigues.
(Suplentes: Tiago Sá, Rebocho, Jordan Machado, Guzzo, Jorge Intima, João Palhinha.

Treinador: Hélio Sousa.

Árbitro: Tore Hansen (Noruega).

Ação disciplinar: Cartão amarelo a Taláber (13), Francisco Ramos (29) e Marcos Lopes (41).

Assistência: cerca de 5.000 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?