loading

Museu do Benfica assinala primeiro aniversário com quase 60.000 visitantes

O Museu Cosme Damião, um espaço que ilustra os 110 anos da história do Benfica, assinala no sábado o primeiro aniversário, depois de um ano em que recebeu quase 60 mil visitantes.

Museu do Benfica assinala primeiro aniversário com quase 60.000 visitantes

“Esperamos atingir os 60 mil até ao dia do primeiro aniversário, no próximo sábado”, disse à agência Lusa fonte do clube da Luz, especificando que, até ao momento, passaram pelo museu 58.312 visitantes.

O museu situa-se no Estádio da Luz e a ele foi dado o nome de Cosme Damião, antigo jogador, técnico, dirigente, capitão e jornalista e o mais célebre dos 24 fundadores do Benfica na reunião que deu origem ao clube.

O espaço, composto por três pisos, divididos em 29 áreas temáticas, alberga a história dos "encarnados", desde a sua fundação, a 28 de fevereiro de 1904, até aos dias de hoje, e no qual estão expostos os mais de 500 troféus ganhos nas várias modalidades.

Este ano o Benfica pôde juntar ao espólio do futebol, que ocupa maior destaque, os troféus do Campeonato, da Taça de Portugal e da Taça da Liga, depois de uma época em que ganhou os três troféus nacionais.

Ao longo deste primeiro ano de existência foi a 27 de outubro que o museu recebeu mais visitantes, num dia em que a equipa de futebol recebeu o Nacional (triunfo por 2-0) e no qual existiu uma promoção com o bilhete de jogo.

Nessa tarde passaram pelo museu 1.379 visitantes, o número recorde diário desde a inauguração.

Foi um ano foi de glória desportiva no futebol, mas também no basquetebol, atletismo e voleibol, mas de tristeza para o clube, que viu num curto espaço de tempo morrerem o maior símbolo do seu futebol, Eusébio, e o capitão Mário Coluna.

Eusébio morreu a 05 de janeiro, enquanto Coluna pouco mais de um mês depois, a 25 de fevereiro. Os dois futebolistas marcaram uma época de ouro no futebol benfiquista e foram sempre símbolos e figuras incontornáveis do futebol mundial.

No Museu Cosme Damião, Eusébio tem um espaço muito próprio, de referência, numa estrutura em que também são lembrados todos os jogadores que envergaram a camisola das “águias”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?