loading

Europeu sub-19: Tiago Sá defende último penálti e leva Portugal à final

O guarda-redes Tiago Sá, que substituiu o titular André Moreira, lesionado no prolongamento, foi o “herói” da meia-final entre Portugal e a Sérvia, do Europeu sub-19 de futebol, que terminou com a vitória lusa (4-3) no desempate por penáltis.

Europeu sub-19: Tiago Sá defende último penálti e leva Portugal à final

Tal como na meia-final do ano passado, portugueses e sérvios chegaram aos 120 minutos empatados, com a diferença de que, então, havia dois golos marcados para cada lado, ao contrário do nulo de hoje, da partida realizada em Felcsút, na Hungria.

O guardião do Sporting de Braga entrou a frio, no início do prolongamento e logo foi “brindado” com uma série de remates sérvios, à procura de uma eventual fragilidade, que acabou por não acontecer.

Tiago Sá não tremeu na última grande penalidade, marcada por Milinkovic-Savic, ao defender o remate do perigoso e mais experimentado avançado sérvio, levando Portugal para a final de quinta-feira, frente à Alemanha.

Marcos Lopes, aos oito minutos deu o primeiro sinal de perigo, com um potente remate, correspondido por uma boa defesa de Rajkovic, comprovando o maior ascendente da seleção de Hélio Sousa sobre a Sérvia, que apenas aos 20 minutos se aproximou, sem perigo, da área de André Moreira.

Aos 33 minutos, foi a vez de André Silva aparecer isolado na área contrária, desmarcado por Rafa, mas o seu pontapé fez a bola rasar a barra.

Os sérvios responderam a dois minutos do intervalo, quando Milinkovic-Savic rematou com perigo, fazendo a bola passar ao lado do poste direito do guarda-redes luso.

No segundo tempo, a Sérvia podia ter inaugurado o marcador, aos 57 minutos, quando o mesmo avançado, já contratado pelo Genk (Bélgica) ao Vojvodina, tentou explorar o adiantamento de André Moreira, que conseguiu recuperar posição a tempo de uma grande defesa.

Portugal reagiu e Ivo Rodrigues “alvejou” a baliza sérvia, mas uma vez mais a pontaria dos portugueses esteve poucos centímetros acima dos objetivos.

Após uma fase de algum equilíbrio, mais provocado pelo cansaço do que pelas estratégias, as duas equipas dispuseram de uma oportunidade cada, mas os remates de Gacinovic e de Marcos Lopes saíram ao lado.

Já com o prolongamento a decorrer, o guardião luso do Ribeirão lesionou-se num joelho e foi substituído por Tiago Sá, que aos 99 minutos foi chamado a defender, com eficácia, um livre direto.

Romário Baldé esteve perto do golo, aos 104, mas as forças começaram a faltar e, apesar de a bola ter rondado as duas balizas, o finalista teve que ser encontrado no desempate por penáltis.

A final disputa-se quinta-feira, às 18:00 em Portugal continental, diante da Alemanha, que hoje venceu a Áustria na outra meia-final, por 4-0.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio Pancho Arena, em Felcsút (Hungria)

Portugal – Sérvia, 0-0 (4-3 no desempate por grandes penalidades).

Marcadores dos penáltis:
1-0, Marcos Lopes.
1-0, Gacinovic falhou.
2-0, André Silva.
2-1, Zdejar.
3-1, Guzzo.
3-2, Ristic.
3-2, Tomás Podstawski falhou.
3-3, Jokic.
4-3, Ivo Rodrigues.
4-3, Milinkovic-Savic falhou.

Equipas:

Portugal: André Moreira (Tiago Sá, 94), Riquicho, João Nunes, Domingos Duarte, Rafa, Tomás Podstawski, Francisco Ramos (Guzzo, 106), Marcos Lopes, Gelson Martins (Romário Baldé, 88), André Silva e Ivo Rodrigues.
(Suplentes: Tiago Sá, Rebocho, Jordan, Guzzo, Jorge Intima, Palhinha e Romário Baldé).

Treinador: Hélio Sousa.

Sérvia: Rajkovic, Stevanovic, Jovanovic, Babic, Antonov, Maksimovic (Grujic,67), Zdejar, Gajic (Jokic, 77), Milinkovic-Savic, Gacinovic e Mandic (Ristic, 114).
(Suplentes: Vanja Milinkovic, Grujic, Ristic, Drazic, Luka Jovic, Jokic e Milan Joki).

Treinador: Veljko Paunović.

Árbitro: István Kovács (Roménia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Domingos Duarte (29), André Silva (68), Grujic (71), Mandic (81), Romário Baldé (105).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?