loading

Sporting: Balanço do estágio de uma semana na Holanda

A equipa de Marco Silva regressa do estágio de uma semana na Holanda, com duas vitórias e a primeira derrota da pré-temporada, mas com razões para estar otimista.

Sporting: Balanço do estágio de uma semana na Holanda

Junya Tanaka, talvez a contratação mais surpreendente dos "leões" para 2014/15, esteve de "pé quente" em terras holandeses, tendo fabricado um "hat-trick" perante o modesto Achilles 29 e marcado um golo frente ao mais cotado FC Utrecht, nos poucos minutos que esteve em campo.

A equipa de Marco Silva, que esteve instalada na pacata zona de Doorwerth, despede-se do "countryside" holandês com duas vitórias nos dois primeiros jogos, mas com o sabor amargo de ter perdido perante o Twente, aquele que era à partida o teste mais difícil deste estágio.

Mesmo assim, numa altura que praticamente todo o plantel já está disponível (apenas faltou o mundialista Marco Rojo), o Sporting deixou boa imagem e mostrou que "máquina" já está bem "oleada", principalmente quando apresentou em campo os habituais titulares.

Adrien Silva consolidou o estatuto de "patrão" do meio-campo e André Martins também se exibiu a bom nível, assim como Cedric e Eric Dier no setor defensivo, enquanto do lado negativo Fredy Montero foi talvez a figura mais desiludiu.

O avançado colombiano, a "estrela" do Sporting na primeira metade da última temporada, continua divorciado dos golos e continua a atravessar uma grave confiança na altura de atirar a baliza.

O técnico Marco Silva necessita também de arranjar concorrência para Jefferson no lado esquerdo da defesa, tendo neste estágio testado André Geraldes e Ricardo Esgaio, soluções menos conseguidas.

No primeiro teste deste estágio, o Sporting teve pela frente o modesto Achilles 29, último classificado da segunda divisão holandesa, e apresentou uma equipa de segunda linha, tendo goleado por 5-2, com o tal "hat-trick" de Tanaka e golos de Tobias Figueiredo e Heldon, jogadores que lutam por um lugar no plantel.

Perante o FC Utrecht, da Liga holandesa, o cenário foi diferente. Marco Silva fez alinhar a suas principais figuras e o Sporting somou um confiante triunfo por 3-0, aliado a uma exibição de bom nível.

André Martins, Cedric e novamente Tanaka fizeram os tentos, enquanto William Carvalho entrou na segunda parte e realizou os seus primeiros minutos na pré-época.

Apenas dois dias depois, o Sporting apresentou praticamente o mesmo "onze" e acabou por pagar o preço de algum cansaço, tendo sido derrotado pelo Twente, terceiro posicionado da última Liga holandesa, por 2-0, num jogo em que o central Maurício viu um cartão vermelho.

Do grupo de 30 jogadores que estiveram na Holanda, Rui Patrício e Slimani não somaram qualquer minuto, juntamente com o guarda-redes júnior Stojkovic, enquanto Wallyson, Chaby e Iuri Medeiros ficaram na bancada nos últimos dois jogos e deverão regressar à equipa B.

A nível de lesões, o estágio decorreu praticamente na perfeição para os "leões", tendo Eric Dier sido a única "vítima", com um traumatismo do joelho direito, problema que mesmo assim não o afastou do encontro do Twente.

Durante esta semana, Marco Silva esteve em silêncio com a comunicação social, enquanto o presidente Bruno de Carvalho, que está castigado pela Liga e por isso impossibilitado de falar sobre questões de futebol, reforçou apenas que o Sporting esta temporada é mesmo candidato ao título, objetivo esse comprovado pelos jogadores.

De regresso a Lisboa, o treinador do Sporting vai poder contar com Marco Rojo e também com o francês Naby Sarr, um defesa central francês de 20 anos que é mais recente contratação do clube de Alvalade.

Na sexta-feira, o Sporting cumpre o seu jogo de apresentação aos sócios, no Estádio José Alvalade, perante os italianos da Lazio de Roma.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?