loading

A contratação de Nani é uma excelente jogada de Bruno de Carvalho

Amado por uns, odiado por outros - assim são a maior parte dos líderes carismáticos -, Bruno de Carvalho tem, aos poucos, com erros e jogadas de mestre, traçado um caminho que se prevê bastante bem sucedido para o Sporting. O regresso de Nani a Alvalade, envolvido na venda de Marcos Rojo ao Man Utd, foi uma enorme resposta do presidente leonino à crise que ia assolando o clube nas últimas semanas.

A contratação de Nani é uma excelente jogada de Bruno de Carvalho

Em linhas simples, Bruno de Carvalho conseguiu aproveitar a crise Marcos Rojo para fortalecer a sua imagem dentro e fora da estrutura do clube, além de trazer um jogador de grandes palcos, um jogador da formação e que fará os adeptos encherem o estádio numa época com Liga dos Campeões. Xeque-Mate!

Tudo se parecia encaminhar para um desfecho muito pouco abonatório para todas as partes quando Marcos Rojo e Islam Slimani foram colocados a treinar à parte, pouco depois de terem chegado do Mundial-2014, ambos com excelentes prestações. A entrada do Sporting na Primeira Liga não foi famosa (1-1, frente à Académica) e Marco Silva admitiu publicamente que este infortúnio prejudicou o ambiente no seu grupo de trabalho.

No dia seguinte, domingo, Marcos Rojo pediu desculpa publicamente, via-Sporting TV, vislumbrando-se que estaria a ser preparado o terreno para a sua saída a bem. Assim foi. Durante a semana, o defesa-central/lateral argentino foi apresentado como reforço dos ‘red devils’, mas a surpresa veio com a inclusão de Nani no negócio. O extremo luso mostrou humildade para regressar ao ponto de partida, após algumas temporadas em que andou um pouco perdido em Old Trafford, com uma utilização muito irregular.

Bruno de Carvalho conseguiu encaixar cerca de 20 milhões de euros com a saída de Marcos Rojo e, mais do que isso, conseguiu com que o Man Utd continuasse a pagar o principesco salário de Nani. Por sua parte, o rápido jogador nascido em Cabo Verde somará qualidade à Primeira Liga, ao Sporting e competirá na Champions League, coisa que em Old Trafford, esta época, não teria oportunidade de fazer, após uma época desastrosa de David Moyes.

No espaço de uma semana, Bruno de Carvalho e a sua estrutura têm que ser elogiados por terem conseguido transformar uma situação de desconfiança e instabilidade num cenário de euforia e crença, apesar de tudo isto, como em tudo no futebol, correr o risco de ser muito breve. É que o dossier de Islam Slimani continua sem ser resolvido (apesar de o Leicester City insistir na contratação do argelino) e, na receção ao Arouca, (hoje, a partir das 20.30 horas de Lisboa), uma vitória é obrigatória.

PS (1): Além de Nani, chegou também à Primeira Liga o guarda-redes brasileiro Júlio César. É de apreciar as contratações de figuras do futebol mundial, que certamente trarão mais visibilidade e qualidade ao campeonato luso. O FC Porto já havia feito o seu trabalho nesta vertente, ao contratar nomes como Cristian Tello, Adrián e Casemiro.

PS (2): Defendi, num dos meus textos anteriores, que Bruno de Carvalho teria que se esforçar por valorizar os jogadores do Sporting, após a péssima venda de Eric Dier ao Tottenham, por uns míseros cinco milhões de euros. Pois bem: a saída de Marcos Rojo para o Man Utd (20 milhões de euros), mais a cedência de Nani é uma jogada nesse sentido.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?