loading

Liga Campeões: Benfica e muitos portugueses na abertura da fase de grupos

O Benfica é uma das equipas que vai inaugurar a versão 2014/15 da Liga dos Campeões de futebol, que arranca na terça-feira, dia em que o detentor do troféu, Real Madrid, recebe os suíços do Basileia, de Paulo Sousa.

Liga Campeões: Benfica e muitos portugueses na abertura da fase de grupos

Os “encarnados” vão receber, no Estádio da Luz, os russos do Zenit de São Petersburgo, treinados pelo português André Villas-Boas e adversários no Grupo C, numa partida entre equipas que se encontraram uma única vez no âmbito da prova “milionária”.

Foi nos oitavos de final da edição de 2011/12, com vantagem para os portugueses, que passaram à eliminatória seguinte com uma vitória de 2-0, em casa, contra uma derrota por 3-2, fora.

Frente a frente vão estar dois treinadores lusos, cujo confronto direto é favorável a Villas-Boas, à custa da época em que foi campeão pelo FC Porto (2010/11), ganhando também a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica, assim como a Taça de Portugal, com a eliminação da equipa de Jesus nas meias-finais.

Além dos internacionais lusos Danny e Luís Neto, o Zenit, líder isolado da Liga russa, tem no plantel outros jogadores que conhecem bem o Benfica, como Hulk (ex-FC Porto) e antigos jogadores do emblema lisboeta, como o belga Axel Witsel, o espanhol Javi Garcia e o argentino Ezequiel Garay.

Para o mesmo agrupamento, o Mónaco, treinado por Leonardo Jardim e com João Moutinho, Ricardo Carvalho e Bernardo Silva no plantel, está de regresso às lides da “Champions”, recebendo os alemães do Bayer Leverkusen, que lideram a Liga alemã juntamente com Bayern Munique e Hanover.

Quem também entra em campo na terça-feira é o campeão europeu em título, o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, na “ressaca” da derrota no dérbi de Madrid, dia em que vai receber os suíços do Basileia, treinados pelo português Paulo Sousa e que conta com o compatriota Michael Gonçalves, de 19 anos.

Espanhóis e helvéticos, ambos no Grupo B, apenas se encontraram uma vez na competição, em 1971/72, na primeira eliminatória da então Taça dos Campeões Europeus, que os “merengues” venceram por 2-1 nas duas mãos.

No outro jogo, os ingleses do Liverpool e os búlgaros do Ludogorets, de Fábio Espinho, vão defrontar-se pela primeira vez, com a particularidade de a equipa britânica não poder contar com o sérvio Lazar Markovic, ex-jogador do Benfica.

No Grupo A, os campeões espanhóis, Atlético Madrid, com Tiago entre os finalistas vencidos na época anterior pelos compatriotas do Real Madrid, visitam os gregos do Olympiacos, enquanto os italianos da Juventus recebem os suecos do Malmoe.

Por fim, o Grupo D põe frente a frente os turcos do Galatasaray, de Bruma, e os belgas do Anderlecht, e os alemães do Borússia de Dortmund contra os ingleses do Arsenal, que já na época passada haviam partilhado o mesmo grupo, terminando ambos com 12 pontos e passado aos 16 avos de final.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?