loading

Síntese: PSG e os 'velhos' Xavi e Totti destaques do dia na Champions

O Paris Saint-Germain, que "vergou" o FC Barcelona (3-2), mesmo sem Ibrahimovic, é o clube que merece as honras da jornada da Liga dos Campeões, num dia em que os destaques individuais vão para Xavi e Totti.

Síntese: PSG e os 'velhos' Xavi e Totti destaques do dia na Champions

As equipas portuguesas que hoje estiveram em ação, Sporting e FC Porto, tiveram sortes diferentes, com os "leões" a perderem em casa com o Chelsea (0-1), enquanto os "dragões" arrancaram um empate na Ucrânia, já nos descontos (2-2).

A "frieza" dos números acaba por esconder a excelente réplica do Sporting, em dia de grande inspiração de Nani e Rui Patrício, assim como os erros da defesa dos "dragões", a deixar que o resultado chegasse a 2-0, mas a empatarem quando a derrota parecia inevitável.

No Parque dos Príncipes, na capital francesa, o Barcelona perdeu pela primeira vez esta época, sofrendo também os primeiros golos. Os franceses jogaram sem os lesionados Ibrahimovic, Lavezzi e Thiago Silva, habitualmente titulares.

Os "extraterrestres" Messi (10) e Neymar (56) marcaram para os visitantes, só que o campeão gaulês respondeu ainda com mais acerto, faturando por David Luiz (10), Verrati (26) e Matuidi (54).

Ao entrar em jogo aos 69 minutos, a render Rakitic, o catalão Xavi, de 34 anos, entra para a história como o recordista isolado de aparições na Champions, com 143 jogos - desempata do também espanhol Raul, já retirado.

Em dia de "veteranos ilustres", o antigo internacional italiano Francesco Totti, da Roma, de 38 anos, torna-se o mais velho a marcar na prova, no 1-1 no terreno do Manchester City.

Totti, que festejou o aniversário há três dias, "destrona" o galês Ryan Giggs, do Manchester United, que marcou com 37 anos e 289 dias - em setembro de 2011, num jogo contra o Benfica.

Em Lisboa, o Sporting recebeu o Chelsea, treinado por José Mourinho, e perdeu pela margem tangencial, com um golo do antigo benfiquista Nemanja Matic (34), o seu primeiro em Alvalade.

Rui Patrício foi "gigante" a impedir um resultado mais dilatado - o Chelsea dominou o jogo -, mas o Sporting não prescindiu de atacar e teve em Nani o seu elemento mais inspirado, a gerar muitas vezes desequilíbrios.

Em Lviv, Lopetegui voltou a insistir na rotação de jogadores e quase se deu mal com isso. Foi Jackson Martinez, entrado ao minuto 65, que deu o empate no jogo (2-2), marcando de grande penalidade aos 89 e depois aos 90+3.

Antes, erros crassos da defesa, nomeadamente de Oliver Torres e Fabiano, deixaram que a equipa de Donetsk marcasse, por Teixeira (52) e Luiz Adriano (85).

O FC Porto até se podia ter adiantado no marcador aos 35 minutos, quando o argelino Brahimi falhou uma grande penalidade, desperdiçando a oportunidade de marcar o quarto golo na prova

O FC Porto lidera o grupo H, com quatro pontos, contra três do BATE Borisov, dois do Shaktar e um do Athletic Bilbau. Com alguma surpresa, os bielorussos, que vinham de uma goleada no Dragão, ganharam aos bascos por 2-1.

No grupo G, o Sporting desceu para último, com um ponto. Lidera o Chelsea, com quatro pontos, Maribor e Shalke 04 têm dois - eslovenos e alemães empataram, 1-1, um resultado que pode ajudar as contas dos "leões".

Única equipa com duas vitórias, após ganhar hoje por 1-0 ao CSKA em Moscovo, o Bayern lidera o grupo E, com seis pontos. A AS Roma escapa-se para o segundo lugar, com quatro pontos, à frente do Manchester City, com um, e do CSKA, ainda sem pontuar.

Em Nicósia, com Tiago Gomes, Nuno Morais e Mário Sérgio a titulares, o APOEL pontuou pela primeira vez no grupo F, empatando com o Ajax, 1-1. Lidera o PSG, com quatro pontos, mais um do que o FC Barcelona. O Ajax tem dois e o APOEL um.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?