loading

Liderança: 'O estilo Bruno de Carvalho'

FC Porto-Sporting. Jogo grande, emoções ao rubro para a partida desta tarde para a Taça de Portugal. No entanto, quem esteve atento durante a semana à análise do pré-jogo terá percebido que pouco se falou de futebol. O foco esteve centrado numa única figura: Bruno de Carvalho. O presidente do Sporting não deixa ninguém indiferente, para o bem e para o mal.

Liderança: 'O estilo Bruno de Carvalho'

Não é fácil definir um bom líder e não o é porque não existe um estilo único de liderança. Contudo, existem características comuns para se ser um bom condutor de homens. Ser ponderado, ser um bom ouvinte, saber motivar e tornar o trabalho interessante para quem o rodeia. Entre muitos outros, estes serão, talvez, alguns dos indicadores mais importantes na hora de liderar.

Não tenho dúvidas de que Bruno de Carvalho é um líder. Se é bom ou mau somente o tempo o dirá. O mandato do presidente do Sporting é ainda muito curto para se tirarem conclusões. Uma coisa é certa: Bruno de Carvalho não deixa ninguém indiferente e isso, quer se queira ou não, é sinónimo de liderança.

O presidente dos leões sabe estar presente e defender a equipa, algo que fazia falta ao Sporting desde a fraca liderança de Godinho Lopes. O Sporting precisava de uma figura assim, alguém que voltasse a colocar a equipa no radar dos media e que fizesse com que os leões não fossem olhados com indiferença. Na gestão do clube, Bruno de Carvalho também parece estar a fazer um bom trabalho e tem, de certa forma, cortado com o passado recente de contratações desastrosas e resultados desportivos paupérrimos da 'era Godinho'.

No entanto, nem tudo é positivo.

Bruno de Carvalho tem aproveitado o espaço mediático que lhe dão para enviar alguns recados para dentro e para fora do clube. Nada disso seria errado se o presidente do Sporting não exagerasse na forma e no conteúdo das críticas. Dentro de portas o inimigo preferido é Godinho Lopes e a antiga direção sportinguista. Fora, o alvo a abater parece ser o FC Porto e Pinto da Costa. Várias vezes, Bruno de Carvalho disse não se rever no estilo de liderança e gestão de Pinto da Costa. Algo interessante já que quem analisa os dois estilos vê características similares.

O presidente leonino comete, de facto, alguns erros. Primeiro ao exagerar na frequência das críticas. Não é por repetir frequentemente as mesmas coisas que elas desaparecem ou se tornam mais verdadeiras. Às vezes, o silêncio é de ouro e saber usá-lo é sinónimo de inteligência e não de fraqueza. Outra lacuna no estilo de liderança de Bruno de Carvalho prende-se com o facto de ainda nada ter provado no futebol português. O presidente do Sporting ainda não ganhou nada e pode muito bem ter entrado pela porta grande e acabar por sair pela porta dos fundos, caso os resultados desportivos não acompanhem o seu discurso agressivo.

Bruno de Carvalho tem um estilo de liderança próprio, pois nem sempre se gosta da forma como diz as coisas e o momento em que ele as profere. O presidente dos leões não tem de deixar de lutar pelos interesses do clube de Alvalade, nem deixar de apontar o que está mal no futebol português. É bom que o faça, no entanto, a moderação de alguns comentários não é prejudicial e mostraria que tem bom senso, uma característica muito apreciada num bom líder.

Afinal de contas, na véspera de um FC Porto-Sporting, Bruno de Carvalho, com certas declarações proferidas nas últimas semanas, tornou-se maior que o próprio jogo e acabou por aquecer os ânimos para o embate entre dragões e leões. Algo que até o próprio Bruno de Carvalho, acredito eu, não queira, já que o futebol pertence aos seus protagonistas: jogadores e treinadores.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Programa da jornada

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014
Atlético - Beira-Mar, 3 - 0

Sábado, 18 de Outubro de 2014
Pedras Salgadas - Trofense, 1 - 3 a.p
Varzim - Estoril, 2 - 1
Olhanense - Oriental, 2 - 4
Desp. Aves - Boavista, 4 - 1
FC Porto - Sporting, 1 - 3
Feirense - Amora, 5 - 1
Sp. Covilhã - Benfica, 2 - 3
Famalicão - Pombal, 2 - 1

Domingo, 19 de Outubro de 2014
Casa Pia - Vizela, 1 - 4 a.p
Sourense - Santa Eulália, 0 - 1
Mortágua - Fafe, 1 - 3
Vit. Sernache - Vieira, 1 - 4 g.p
Penafiel - Tondela, 4 - 3 g.p
Riachense - Benf. C. Branco, 2 - 1
Desp. Chaves - Cova Piedade, 7 - 0
Nacional - Alcanenense, 6 - 1
Marítimo - Gondomar, 4 - 0
Ribeirão - Torreense, 2 - 0 a.p
Paços Ferreira - At. Reguengos, 4 - 0
Freamunde - FC Felgueiras, 3 - 2 a.p
Gil Vicente - Real, 2 - 1
Santa Maria FC - Académica, 1 - 0
Moura - V. Guimarães, 0 - 2
Serzedo - Sp. Espinho, 6 - 7 g.p
Coimbrões - Rio Ave, 0 - 1
Salgueiros 08 - Oliveirense, 1 - 3
AD Oliveirense - Belenenses, 2 - 3 a.p
Operário - Tirsense, 3 - 1
Sp. Braga - Alcains, 4 - 1
Moreirense - Pedras Rubras, 2 - 1
V. Setúbal - Arouca, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?