loading

LC: Benfica e Sporting com desafios 'decisivos', FC Porto pode 'fugir'

A terceira ronda da Liga dos Campeões de futebol afigura-se já praticamente decisiva para Benfica e Sporting, enquanto o FC Porto pode dar um passo consistente rumo aos oitavos de final.

LC: Benfica e Sporting com desafios 'decisivos', FC Porto pode 'fugir'

Os rivais de Lisboa estão em último lugar dos respetivos grupos e as visitas ao Mónaco (Benfica, grupo C) e Schalke 04 (Sporting, grupo G) são fundamentais, por serem os seus previsíveis concorrentes diretos ao apuramento, enquanto o FC Porto recebe o Athletic Bilbau e pode solidificar a sua liderança isolada na “poule” H.

Na Liga Europa, o Estoril tem o verdadeiro teste à sua ambição em casa, com o comandante Dínamo de Moscovo, enquanto o Rio Ave procura os primeiros pontos, em Bucareste, frente ao Dínamo.

No grupo mais português da “champions”, Jorge Jesus e Leonardo Jardim têm o primeiro de dois “duelos” que podem decidir a manutenção na prova, com maior pressão para o técnico “encarnado”, que ainda não pontuou e, em caso de derrota, até as contas da derivação para a Liga Europa (na qual foi finalista nas duas últimas épocas) podem complicar-se.

O líder do campeonato português visita o 11.º em França, num jogo “seguido” à distância por André Villas-Boas, que vai tentar fazer a parte do seu Zenit, o comandante da Liga russa visita o Bayer Leverkusen, sexto na Alemanha.

Russos e monegascos lideram com quatro pontos, mais um do que os alemães, enquanto os portugueses, bem mais consistentes no campeonato e que acabaram de eliminar o Sporting da Covilhã da Taça de Portugal (3-2), ainda procuram os primeiros pontos.

Em situação menos complicada, até porque está a apenas um ponto de Schalke 04 e Maribor, e a três do líder Chelsea de Mourinho, o Sporting visita os alemães (oitavos no campeonato) ciente de que um resultado positivo pode virar a balança da qualificação a seu favor, até porque duas semanas mais tarde será anfitrião do rival.

O triunfo por categórico 3-1 no sábado em pleno Dragão frente ao FC Porto, na Taça de Portugal, reforça a confiança dos pupilos de Marco Silva.

Já o Chelsea, líder em Inglaterra, mas que na Liga "milionária" começou com "tropeção" em casa com os germânicos (1-1), parece mais tranquilo, pois defende a liderança em Londres frente ao Maribor, terceiro na Eslovénia, teoricamente o "outsider" do grupo G.

Depois do empate 2-2, com dois golos nos derradeiros minutos, na Ucrânia frente ao Shakhtar Donetsk, o FC Porto defende a liderança isolada frente ao Athletic Bilbau, com uma época atípica, com apenas cinco pontos em oito jornadas da Liga espanhola.

Ainda assim, o treinador Julen Lopetegui, pressionado pela primeira derrota da época, está avisado para a habitual fibra dos seus conterrâneos bascos: um triunfo ajudará a esquecer o desaire caseiro com o Sporting e deixará os “dragões” mais distantes da concorrência, com sete pontos a meio da fase de grupos, sendo que 10 é marca que habitualmente garante os “oitavos”.

Curioso também o desempenho do Basileia de Paulo Sousa na visita ao Ludogorets da Bulgária, uma vez que um resultado positivo o pode deixar sozinho no segundo posto, já que o Real Madrid de Cristiano Ronaldo visita o Liverpool a quem os suíços venceram na segunda ronda.

Na Liga Europa, e depois de se estrear a ganhar na história da competição, o Estoril - eliminado esta semana da Taça de Portugal pelo secundário Varzim - tem tarefa complicada no grupo E em casa frente aos "milionários" do Dínamo de Moscovo, que comandam com dois triunfos.

O êxito 2-0 sobre o Panathinaikos elevou o ânimo dos “canarinhos” de José Couceiro na prova, com tudo em aberto quanto à qualificação, com os mesmos três pontos do PSV Eindhoven, enquanto os gregos ainda não pontuaram.

Já o Rio Ave tem tudo mais dificultado no grupo E, pois, ainda sem pontuar ou marcar qualquer golo, pode ficar a seis pontos do objetivo, em caso de derrota.

Pedro Martins tenta recuperar o prejuízo face aos três pontos de Aalborg e Steaua de Bucareste e aos seis do Dínamo de Kiev.

Na Liga Europa, o Tottenham é o favorito em situação menos confortável, pois não está em posição de qualificação no grupo C e visita o líder Asteras, com quatro pontos, o dobro dos ingleses e do Besiktas, que joga em casa do Partizan, com apenas um.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?