loading

Comentário: Com jogo fantástico, Guimarães derrota Sporting irreconhecível

O Vitória de Guimarães, com uma grande exibição, bateu hoje o pior Sporting da temporada por 3-0, na nona jornada da Primeira Liga, num jogo que confirmou o seu excelente início de campeonato.

Comentário: Com jogo fantástico, Guimarães derrota Sporting irreconhecível

Os números, que podiam ter sido ainda mais "gordos", só são surpreendentes para quem não viu o jogo, porque espelham totalmente a superioridade inequívoca dos minhotos sobre um Sporting que foi uma autêntica sombra do que já mostrou esta temporada e não criaram uma única situação clara de golo em toda a partida.

O defesa central João Afonso, que época passada jogava no Benfica de Castelo Branco, no terceiro escalão do futebol português, foi decisivo a defender, tendo sido uma "parede" intransponível para os avançados "leoninos", e a atacar, assistindo no primeiro golo de Bouba e marcando o segundo.

André, na conversão de uma grande penalidade já na parte final do encontro, elevou o marcador, mas já antes o Vitória desperdiçara outras ocasiões para marcar.

Foi um péssimo teste do Sporting, que fica a seis pontos do líder Benfica, nas vésperas de receber o Shalke04 na Liga dos Campeões: "desligado", sem chama e sem intensidade suficiente para um Vitória "vintage".

Os primeiros minutos ficaram marcados por algum equilíbrio, mas, aos 15 minutos, o Vitória inaugurou o marcador, com Bouba, de cabeça, a confirmar na linha de golo um cabeceamento de João Afonso, após um cruzamento de Hernâni na sequência de um canto "curto" que apanhou a defesa do Sporting desprevenida.

A equipa sportinguista falhava passes em demasia, ao que não era alheio a forte pressão dos jogadores vitorianos, não conseguindo construir uma jogada com princípio, meio e fim.

Além de muito unido e solidário, o Vitória demonstrou ainda uma eficácia de 100 por cento na primeira parte, tendo aumentado o marcador na segunda chance de que dispôs e num lance em tudo semelhante ao primeiro tento.

Centro de Hernâni da direita e, ao segundo poste (e em posição de fora de jogo), João Afonso a fazer sobrevoar a bola sobre Rui Patrício (42), com Maurício a “confirmar” em cima da linha de golo.

Marco Silva lançou Capel e Slimani após o intervalo, mas antes do Sporting conseguir reagir, já o Vitória criava muito perigo, sempre com o mesmo intérprete: Hernâni.

Fazendo uso da sua enorme velocidade, o extremo realizou uma exibição fantástica e merecia o golo, que esteve muito perto de conseguir em várias ocasiões, destacando-se um remate que Rui Patrício parou (56) e um "tiro" à barra aos 89 minutos.

A primeira derrota do Sporting no campeonato estava consumada perante um Vitória que vai continuar no pódio após esta jornada.

Programa da jornada

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014
Benfica - Rio Ave, 1 - 0

Sábado, 1 de Novembro de 2014
Penafiel - Estoril, 1 - 2
V. Guimarães - Sporting, 3 - 0
FC Porto - Nacional, 2 - 0

Domingo, 2 de Novembro de 2014
Paços Ferreira - V. Setúbal, 4 - 1
Gil Vicente - Arouca, 1 - 1
Marítimo - Moreirense, 1 - 2
Académica - Sp. Braga, 1 - 1

Segunda-feira, 3 de Novembro de 2014
Belenenses - Boavista, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?