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Bloco de Notas: A importância dos conteúdos futebolísticos

Em setembro e outubro o futebol foi 'rei' nos canais de informação. Foram 1153 horas de programas de debate, opinião, notícias ou conferências de imprensa, tudo à volta da modalidade. RTP informação, SIC Notícias, TVI 24 e CMTV apostam cada vez mais no 'desporto-rei'. Um conteúdo com muito valor e que nem sempre é aproveitado da melhor forma pelos clubes.

Bloco de Notas: A importância dos conteúdos futebolísticos

A notícia é do Expresso (suplemento de economia, edição de sábado, 8 de novembro). Segundo o semanário, os quatros principais canais de informação em Portugal dedicaram mais de 48 dias, em dois meses, ou mais concretamente 1153 horas, ao 'desporto-rei'. Foram, em média, mais de 600 horas de emissão dedicadas ao futebol. Uma enormidade. O futebol supera mesmo a política e torna-se um assunto ao qual não se pode fugir.

Uma notícia que deveria ser tida em conta pelos clubes de futebol, que nem sempre se sabem promover. O facto de tanta atenção ser dada pelos canais de informação do cabo, e não só, ao futebol, deveria fazer com que a comunicação e a organização dos clubes fosse mais profissional e mais virada também para os media. Já que estes pretendem dar visibilidade ao mundo do futebol há que aproveitar e produzir conteúdos de qualidade, mais uma vez (e não me canso de repeti-lo) o exemplo é o que se faz em Inglaterra e na Alemanha.

O 'branded content' ou o conteúdo produzido para a promoção de uma marca, seja esta de um produto ou serviço, é cada mais importante num mundo globalizado. Para tal é preciso ter algumas características importantes: uma personalidade bem definida, construir contextos envolventes e criar uma identidade com o consumidor. Tudo isto o futebol (e os clubes) possuem. É preciso encarar o público do futebol não somente como adeptos, mas também como consumidores. Sempre que comunicamos levamos conteúdo a alguém e são transmitidos conjuntos de experiências.

São várias as ferramentas à disposição dos clubes para transmitir os seus conteúdos e fazer passar uma mensagem. Das redes sociais aos eventos, passando pela colocação de vídeos, textos ou imagens nas páginas oficiais, são inúmeros os meios que permitem uma ligação ao adepto/consumidor. James Baer na sua obra Youtility, diz que o marketing inteligente é aquele que é útil ao consumidor. Mais do que promoções ele cria uma mais-valia na vida das pessoas.

É fácil perceber que o futebol proporciona isso. Bem aproveitados, os conteúdos futebolísticos podem acrescentar valor às marcas que os produzem. As pessoas querem estar ligadas aos seus clubes, aos seus jogadores e querem ser parte integrante da vida da instituição. Os media entenderam perfeitamente o valor que o futebol tem, alguns clubes ainda não e continuam fechados.

A 'era do blackout' acabou. É tempo de produzir conteúdos de qualidade. O retorno pode ser maior do que se espera.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

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