loading

Benfica e Sporting favoritos, com 'clássico' minhoto a atrair atenções

Benfica e Sporting partem como favoritos para os encontros da quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, na qual o jogo “grande” será disputado em Guimarães, entre o Vitória e o Sporting de Braga.

Benfica e Sporting favoritos, com 'clássico' minhoto a atrair atenções

Os “encarnados”, campeões portugueses e detentores da Taça de Portugal, recebem no sábado o primodivisionário Moreirense, que defrontam pela terceira vez na competição, sendo que venceram sempre por 2-0.

No historial dos encontros entre as duas equipas no Estádio da Luz, o melhor que a equipa vimaranense conseguiu foram dois empates em seis encontros, em 2002/03 e 2003/04, curiosamente as duas primeiras visitas.

O Benfica, que eliminou o Sporting da Covilhã (3-2) na ronda anterior, lidera a I Liga e ainda só perdeu um encontro em competições internas e, em casa, apenas cedeu uma igualdade, frente ao Sporting, enquanto o Moreirense, que afastou o Pedras Rubras, ocupa um tranquilo nono posto.

Após dois encontros sem vencer a nível interno e na oitava posição, o Sporting regressa 18 temporadas depois a Espinho, para defrontar na sexta-feira o homónimo local, atualmente na última posição da série C do Campeonato Nacional de Seniores.

As duas equipas já se encontraram em cinco eliminatórias – sete jogos –, com os “leões” a vencerem sempre, a última das quais em 1994, graças a um golo solitário do búlgaro Krassimir Balakov.

Para chegar a esta ronda, o Sporting venceu no terreno do FC Porto, por 3-1, enquanto os “tigres” afastaram o Camacha, o Serzedo e a Sanjoanense, os dois primeiros no desempate por grandes penalidades.

No entanto, o jogo mais aguardado da quarta eliminatória será o último a ter início, ao final da tarde de domingo, entre dois rivais minhotos: Vitória de Guimarães e Sporting de Braga.

Nas seis eliminatórias anteriores em que se cruzaram na Taça de Portugal, os bracarenses passaram quatro vezes e os vitorianos apenas duas, nomeadamente no último embate, em 2012/13, após prolongamento, numa edição que os vimaranenses viriam a conquistar.

Nesta competição, o “clássico” minhoto passou cinco vezes por Guimarães, existindo um equilíbrio nos jogos disputados no “berço”, com duas vitórias para cada equipa e um empate.

São duas equipas em boa forma que se vão defrontar no domingo, com destaque para o Vitória de Guimarães, que está no segundo lugar da I Liga, a dois pontos do Benfica, e apenas perdeu um encontro esta temporada, sendo que na última ronda afastou o Moura.

O Sporting de Braga tem vindo a crescer e é quinto posicionado do campeonato e para chegar ao jogo de Guimarães afastou o Alcains na terceira eliminatória.

Com apenas dois encontros entre equipas da I Liga, certa será a presença de três equipas do Campeonato Nacional de Seniores nos oitavos de final, que vão sair dos confrontos Famalicão-Fafe, Santa Maria-Santa Eulália e Vizela-Operário.

O Rio Ave, finalista vencido da Taça de Portugal e atual sétimo classificado da I Liga, recebe a Oliveirense, segunda da II Liga, num dos cinco encontros entre equipas dos dois escalões profissionais.

Os primodivisionários Paços de Ferreira, Nacional e Gil Vicente vão jogar com equipas do Campeonato Nacional de Seniores, Riachense, Ribeirão e Varzim, respetivamente.

Programa da quarta eliminatória:

Sexta-feira, 21 nov:
Sporting de Espinho (CNS) - Sporting (I), 20:30 (Sport TV)

Sábado, 22 nov:
Atlético (II) - Marítimo (I), 14:00
Famalicão (CNS) - Fafe (CNS), 15:00
Rio Ave (I) - Oliveirense (II), 16:00
Trofense (II) - Belenenses (I), 18:00
Benfica (I) - Moreirense (I), 19:45 (Sport TV)

Domingo, 23 de novembro:
Vieira (CNS) - Freamunde (II), 14:00
Vizela (CNS) - Operário (CNS), 14:00
Santa Maria (CNS) - Santa Eulália (CNS), 15:00
Nacional (I) - Ribeirão (CNS), 15:00
Feirense (II) - Desportivo de Chaves (II), 15:00
Paços de Ferreira (I) - Riachense (CNS), 15:00
Penafiel (I) - Desportivo Aves (II), 15:00
Gil Vicente (I) - Varzim (CNS), 15:00
Oriental (II) - Vitória de Setúbal (I), 17:00 (Sport TV)
Vitória de Guimarães (I) - Sporting de Braga (I), 19:15 (Sport TV)

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?